Piauí tem o maior crescimento de área plantada de soja do país

São exatos 546,4 mil hectares de área plantada com soja no estado. Os maiores produtores do país ainda estão na região Centro-Oeste e Sul.

A soja no Piauí ultrapassou a casa de meio milhão de hectares de área plantada, conforme novo levantamento da safra de grãos 2013, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O número é recorde no Estado e representa um aumento de 22,9%, em relação ao registrado ano passado. O percentual de crescimento, também, é o maior do país em área plantada.

São exatos 546,4 mil hectares de área plantada com soja em território piauiense, principalmente na região dos Cerrados. Todo esse plantio deverá gerar uma safra superior a 1,6 milhão de toneladas de grãos da oleaginosa, o que representa um aumento de 29,8%, na comparação com a colheita realizada em 2012, que não ultrapassou a 1,3 milhão de toneladas.  O crescimento é o maior entre os estados do Norte e Nordeste.

“Não temos dúvidas de que em um futuro próximo, o Piauí será a capital nordestina da soja. Estamos recebendo cada vez mais empreendimentos e sempre com aumento de área plantada, ano a ano”, afirmou Sérgio Bortolozzo, produtor de soja da região dos cerrados e vice-presidente da Federação da Agricultura do Piauí.

De acordo com Bortolozzo, atualmente os estados do Maranhão e Bahia ainda aparecem à frente do Piauí tanto em área plantada como em produção de soja. Porém, ele prevê que em no máxima uma década isso mude tudo, graças a uma extensa área ainda a ser explorada nos Cerrados piauienses. Os maranhenses devem colher pouco mais de 1,8 milhão de toneladas de grãos esse ano. Já os baianos mais de 3,8 milhões.

“Apesar de numericamente Bahia e Maranhão ainda registrarem safras maiores que a do Piauí, nossa produção vem crescendo em ritmo bem maior, o que nos leva a crer que os ultrapassaremos em um curto período de tempo”, explicou o produtor, ressaltando que ainda existem nos cerrados piauienses mais de 4 milhões de hectares de área a ser explorados. “Já na Bahia e Maranhão a área a ser explorada é pequena”.

Para Bortolozzo, o aumento da produtividade na região dos Cerrados piauienses está associado aos avanços tecnológicos, ao manejo e eficiência dos produtores. Ele comenta que atualmente existem mais de 500 produtores trabalhando na região e que muitos deles já são piauienses mesmo, ao contrário do início da exploração, quando a maioria era natural do Sul do país, em maior escala do Rio Grande do Sul.

Os maiores produtores de soja do país ainda estão na região Centro-Oeste e Sul. Entretanto, nos cerrados o cultivo da soja tornou-se possível graças aos resultados obtidos pelas pesquisas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em parceria com produtores, industriais e centros privados de pesquisa. Os avanços nessa área possibilitaram também o incremento da produtividade média por hectare, atingindo os maiores índices mundiais.

“Antes nosso mercado era apenas de matéria prima e tinha quase todo como destino o mercado internacional. Só que agora abastecemos toda a região Nordeste com produtos já industrializados, agregando assim valor ao que produzimos”, destacou o vice-presidente da Federação, acrescentando que o Governo do Estado vem ajudando para o crescimento do setor, mas que a iniciativa privada é a responsável pelos maiores investimentos.

 Com informações no G1.

 

Tags:

 
 

Sobre o Autor

Mais notícias de

 

 

 

Adicionar um comentário

required

required

optional