Conheça a história do Motorista Gregório

A saga

O Motorista Gregório, ou Finado Gregório, como alguns preferem chamar, é um personagem enigmático que foi martirizado aos 18 anos de idade, no dia 17 de outubro de 1927. Até hoje a história de Gregório atrai centenas de romeiros, especialmente durante o período próximo do dia dos finados. Em Teresina, capital do Piauí, está localizado seu túmulo e também monumentos dedicados ao finado, locais que se transformaram em ponto de romaria.

O Início

Há muitos anos atrás começou a saga do jovem Gregório Pereira dos Santos, que nasceu na Paraíba e viveu em Barras, cidade a 119 km de Teresina. Nessa época a região de Barras possuía apenas um veículo, que pertencia a um comerciante e depois passou a ser propriedade da paróquia de Nossa Senhora da Conceição.

A paróquia era coordenada pelo Monsenhor Lindolfo Uchôa, que estava se preparando junto com autoridades da cidade para receber a visita de D.Severino Vieira de Melo, bispo diocesano de Teresina. O jovem Gregório trabalhava como motorista para o padre Uchôa e foi encarregado de conduzi-lo junto com algumas autoridades locais na viagem em direção a capital, onde buscariam o bispo e o trariam até Barras.

O acidente

Na saída de Barras, quando o grupo partia em direção a Teresina, Gregório teve a infelicidade de se envolver num acidente que mudaria sua vida. Gregório atropelou uma criança distraída que andava pela rua. Como ainda estava se recuperando de uma doença, o menino atropelado não resistiu aos ferimentos do acidente e terminou morrendo. A morte do garoto causou muita comoção e revolta na cidade. Para piorar a situação de Gregório, o menino era filho do tenente-delegado de Barras, Florentino Cardoso, conhecido pela sua braveza.

Ao tomar conhecimento da morte do filho, Florentino mandou prender o pobre motorista e descontou nele toda a sua indignação. Gregório foi torturado por três longos dias na prisão, sem receber comida nem água.

Ainda tomado pela dor da perda do filho, o delegado trouxe Gregório acorrentado até Teresina. Ao longo de todo o percurso, Gregório implorava por água, mas era inútil, pois nada amenizava o desejo de vingança de Florentino.

O Martírio

Ao chegar em Teresina, às margens do Rio Poty, no trecho que divide os bairros Cabral e Porenquanto, Florentino acorrentou o sedento motorista no tronco de uma árvore e o executou com três tiros nas costas. Gregório perdeu a vida diante das águas do Rio Poty, mas como estava amarrado, morreu implorando por água.

A Devoção

A partir desse fato, algumas pessoas comovidas e testemunhas do assassinato começaram a deixar garrafas de água aos pés da árvore, na esperança de aplacar a sede do motorista. Ao longo do tempo, o finado Gregório foi ganhando devotos e ficando conhecido por atender aos pedidos de devotos. Agradecidos pelas graças alcançadas, muitos fiéis continuam a deixar garrafas d’água, velas e ex-votos em sinal de agradecimento pela interseção divina do finado Gregório.

 Fotos: Joselito Andrade

 

 

Tags:

 
 

Sobre o Autor

Mais notícias de

 

6 Comments

  • Netpiaui, você que esta querendo aumentar as vendas pelo WhatsApp em seus Negócios, veja como é possível em nosso site !

    http://whatsappparanegocios.conecta.site

    Desde já desejo Boas Vendas
    Andreia

     
  • Olá, meu nome é Suelen Zanini e seu amigo Vinicius

    comentou que vocês utilizam vários modelos de impressos gráficos.

    Aproveito para te indicar o endereço do link que usei para

    comprar Blocos de Pedido, Folhas Carta, Recibos, Blocos de Orçamento, Cartões de Visita, Panfletos, Papel Timbrado e outros.

    O atendimento deles é excelente e o melhor de tudo é que mesmo que você não resida em Curitiba, eles entregam a sua encomenda em qualquer lugar do Brasil sem cobrar fretes. (consulte antes de comprar a possibilidade do frete grátis).

    http://graficaboavista.com.br/

    WhatsApp 41 99895-4698 (Pedro)

    Desde já desejo Boas Vendas
    Suelen

     
  • Seu site está desatualizado ou ainda não tem um site?

    Desenvolvemos sites com as mais novas tecnologias para que sua empresa ou negócio possa se destacar no mercado cada vez mais competitivo.

    – RESPONSIVO
    Sites adaptados para abrir de acordo com os dispositivos móvel acessado: smartphones, tablets, notebooks e desktops.

    – INTEGRAÇÃO COM WHATSAPP
    Seus clientes não pagarão mais nada para falar com você, integramos o whatsapp dentro do seu site.

    – SITE ONE PAGE
    Na internet quanto menos é mais. Todas informações sobre produtos ou serviços totalmente equacionados para facilitar a interação entre você e seus cientes. Envolvimento direto para que o visitante possa se sentir mais atraído e tome decisões mais rápidas quanto o que você vende ou está oferecendo.

    – MAIS VELOCIDADE
    Sites One Page são mais rápidos. Seu conteúdo é carregado de uma só vez facilitando a navegação.

    – DESIGN PERSONALIZADO
    Desenvolvemos seu site sob medida, ele terá um visual único, respeitando as cores e a identidade visual de sua empresa.

    – OTIMIZAÇÃO
    Inserimos os códigos recomendados para que seu site possa ter um bom posicionamento na busca orgânica do Google, Mais retorno e visualização de seu site.

    OUTRAS VANTAGENS:
    – Em nossa hospedagem você terá acesso as estatísticas de acesso diárias e mensais, descobrirá quantas pessoas estão acessando seu site.
    – Integração as Redes Sociais
    – Banners com movimentos
    – Galeria de Fotos
    – Galeria de Vídeos
    – Formulário de contato e orçamentos
    – Mapa de Localização (opcional)
    – Hospedagem – Servidores de última geração garantindo segurança e confiabilidade.

    PROMOÇÃO POR TEMPO LIMITADO:
    R$ 990,00 parcelado no Cartão de Crédito, ou á vista 10% de desconto.
    ACESSE O NOSSO SITE E SAIBA MAIS.
    http://www.hd3publicidade.com.br/hotpage.php

    Fale conosco por E-mail: contato@hd3publicidade.com.br
    Telefone: (11) 3415-5215
    Ou Whatsapp: (11) 99189-5612

    Caso não deseje mais receber nossas mensagens acesse o link:
    http://www.hd3publicidade.com.br/sair_lista

     
  • Olá, somos a Kirzner do Brasil.
    Somos especialistas em DESENVOLVIMENTO DE LOJAS VIRTUAIS MAGENTO.

    Solicite um orçamento sem compromisso para Criação ou Suporte em sua loja virtual.

    Avaliação de desempenho da sua hospedagem GRÁTIS.

    http://www.kirznerdobrasil.com.br
    0800-591.2170

    Não tem interesse nesta oferta:
    http://www.sairdalista.site?u=http://www.netpiaui.com.br&c=468e4529d9ddB05C0DD7

     
  • Olá, meu nome é Jorge sou da empresa FlashWhats, visitei seu site (Netpiaui) e por meio deste email venho apresentar nossa solução de atendimento via WhatsApp no seu site!

    O FlashWhats faz a conexão direta entre o cliente que está em seu site e o WhatsApp da sua empresa, encurtando o processo de ter que adicionar seu contato e depois, chamar sua empresa.

    Em apenas 1 Clique seu cliente já está conectado ao seu WhatsApp, essa facilidade faz com que sua empresa tenha um aumento na quantidade de orçamentos recebidos pelo seu site!

    Para maiores informações acesse nosso site:
    http://www.flashwhats.com.br

    Ou se preferir veja nosso vídeo explicativo:
    https://youtu.be/SRIMSmwHvZ4

    Muito Obrigado
    Jorge
    FlashWhats
    http://www.flashwhats.com.br

     
  • Sem dúvida você já se perguntou quantas vezes ficou sem as palavras certas para escrever aquele memorando ou aquele contrato? Isso é mais comum do que você imagina, manter sempre uma escrita clara e objetiva nem sempre é possível, principalmente na correria do dia a dia. Nestes casos muitas pessoas acabam recorrendo a profissionais como advogados ou despachantes, porém isso quase sempre custa caro!

    Se você já passou por estas situações então você sabe como os nossos Modelos Prontos de Contratos e Cartas Comerciais podem facilitar o seu trabalho e economizar o seu dinheiro!

    São milhares de modelos prontos, para serem utilizados de acordo com as suas necessidades, basta você escolher o melhor para o seu caso!

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1095406070-2200-modelos-de-contratos-cartas-e-documentos-comerciais-_JM

     
 

 

Adicionar um comentário

required

required

optional