Fundo Nacional apoia projetos piauienses

O Ministério da Cultura (MinC) divulgou o resultado preliminar da fase de avaliação e seleção do processo seletivo do Fundo Nacional da Cultura (FNC) para os projetos inscritos ainda em 2012. O Piauí está entre os estados contemplados com o edital, com três projetos selecionados dois na categoria um e o terceiro selecionado na categoria cinco. A seleção pública vai apoiar projetos relevantes que estejam em consonância com as diretrizes e critérios do Fundo Nacional da Cultura e que não são regularmente contemplados em outras ações do Ministério da Cultura.

Na categoria um (Artes Cênicas e Audiovisual) está o projeto de formação e integração da Associação de Teatro Cidade Cenográfica. O segundo projeto selecionado para a mesma categoria é para participação no 3º Festival Nacional de Teatro. Na categoria cinco, está o projeto cinematográfico para o 8º Encontro Nacional de Cinema dos Sertões. Os três projetos foram inscritos pelo Grupo Escalet de Teatro. O grupo foi fundado em 1987 por jovens da cidade de Floriano, no sul do estado, e já tem uma trajetória de 25 anos de serviços prestados para a comunidade piauiense, com participações em festivais e mostras de teatro ou desenvolvendo atividades sócio-culturais no Estado.

Na lista dos projetos desclassificados está a Proposta de Trabalho da Casa de Cultura e Memória Histórica do Município de Castelo do Piauí, inscrito pela prefeitura daquele município, os projetos desclassificados poderiam recorrer até (3) de janeiro. Os projetos aprovados devem ser executados até dezembro de 2013. Os projetos e ações acontecem através de convênios ou termo de cooperação com o Ministério da Cultura.

RECURSOS – Aprovados, os projetos devem assegurar con-trapartida de, no mínimo, 20% do valor total do projeto. O apoio financeiro do Ministério da Cultura é referente ao valor de repasse, não ao valor total do projeto. O edital é válido por dois anos e prorrogável por igual período de tempo. Os recursos necessários para o desenvolvimento dos projetos de que trata este edital serão advindos do Fundo Nacional da Cultura – FNC, para as ações de Instalação e Modernização de Equipamentos e Espaços Culturais, Fomento e Promoção a Projetos em Arte e Cultura, Estímulo e Fomento ao Desenvolvimento e Inovação de Atividades Audiovisuais, Fortalecimento de Espaços e Pontos de Cultura e Desenvolvimento, Estímulo a Redes e Circuitos Culturais e Preservação do Patrimônio Cultural.

Com informações do Diário do Povo

 

Tags:

 
 

Sobre o Autor

Mais notícias de

 

 

 

Adicionar um comentário

required

required

optional