Cooperart-Poty

Cooperart-Poty

De carregadoras de tijolos a artesãs de sucesso. A Cooperativa de artesãs do Poty Velho, na zona norte de Teresina, tem agregado qualidade e sofisticação às peças produzidas no Pólo Cerâmico do bairro, e gerado emancipação feminina e conquista da cidadania.

Atualmente a cooperativa representa o sonho de 39 mulheres, que através do artesanato contam a história e as tradições de um povo.

Cooperart-Poty

Do costume da pesca, da história do Cabeça de Cuia, das conversas nas calçadas, da religiosidade e da beleza do Encontro dos Rios, nasce a arte contada através das mãos de quem molda barro.

As belas peças utilitárias, de decoração e moda, produzidas pelas 30 artesãs associadas são um exemplo do que pode ser transformado e o que pode ser alcançado quando há espírito empreendedor, associativista e talento numa comunidade, apesar de uma história marcada pela vulnerabilidade social e econômica.

Ontem e hoje

“Antes, as mulheres e até as crianças da comunidade trabalhavam carregando tijolos na cabeça, produzidos pelos homens.

Raimundinha, presidente da COOPERART-POTY

Cada um carregava até dois mil tijolos por dia. Além de tijolos, só produziam jarros e potes”.

Estas são palavras de Raimunda Teixeira (Raimundinha), presidente da cooperativa, que acrescenta que este era um serviço muito duro e não dava visão de futuro, mas a transformação começou em 1998. “Houve a mudança do bairro pobre chamado Poti Velho no Pólo Cerâmico do Poti Velho e o artesanato nos mostrou outro caminho”, acrescenta.

Hoje a cooperativa é um grupo organizado que busca a cada dia inovar e profissionalizar a produção, através de novas técnicas e capacitação. Para as mulheres, muitas delas mães solteiras e chefes de família, além de uma profissão, a produção significa independência e valorização, além de ser uma terapia.

A Cooperart-Poty possui um showroom onde são expostas as mais variadas peças, que podem ser apreciadas e é claro, adquiridas. Elas são produzidas com criatividade e buscando valorizar as tradições locais, o que demonstra uma preocupação em manter a identidade cultural. Entre os temas, pode-se encontrar o bumba-meu-boi, tradições do estado e, é claro, o dia-a-dia das mulheres do Poti.

 

INFORMAÇÕES BÁSICAS

Fundação: 1998

Público-Alvo: Mulheres

Site-Oficial: http://cooperart-poty.com/ http://cooperart-poty.blogspot.com/

Endereço: Rua Des. Flávio Furtado, s/n – Polo Cerâmico do Poti Velho – Teresina-PI

E-mail: cooperartpoty@gmail.com

Fone: (86) 9926-3505

Cooperart-Poty

 

VEJA ALGUMAS FOTOS DO PROJETO:

 

 

Tags: ,

 
 

Sobre o Autor

Mais notícias de

 

 

 

Adicionar um comentário

required

required

optional