Ampliação CTU – UESPI

Maria José da Costa Machado
Telefone: (86) 9982-7646

No Campus “Poeta Torquato Neto” da Universidade Estadual do Piauí – UESPI existem hoje 6 (seis) Centros, nos quais os cursos da Instituição são divididos para melhor administração de recursos humanos, materiais e principalmente do ensino. O Centro de Tecnologia e Urbanismo – CTU – abriga os cursos de Ciências da Computação, Engenharias Civil e Elétrica e foi criado em 2005, por força do Decreto 111.830, de 29 de julho, que aprovou a reformulação no Estatuto da Fundação Universidade Estadual do Piauí. Depois de sua criação o CTU passou alguns anos sem funcionar efetivamente (fisicamente) até que em 2008, a diretoria do centro resolveu transferir as turmas do curso de Engenharia Civil para as novas instalações, apenas os alunos do referido curso foram transferidos, porque o centro não tem, ainda, capacidade para comportar os alunos das outras áreas que compõem o centro.

Apesar das dificuldades, muito já foi conseguido deste a ocupação do centro pela Diretoria do Centro, por exemplo, os atuais laboratórios que servem de apoio prático à teoria, vista em sala de aula e, isto é de muita importância para que os acadêmicos adquiriram embasamento, também, prático das teorias vistas em sala de aula e nos livros.

Entretanto, devemos destacar a necessidade de uma reforma no CTU, que será de grande importância, não só para o centro e os alunos, mas também para a Universidade, pois com a reforma do espaço, os alunos de todas as áreas poderiam ter um maior intercambio entre si e desenvolver atividades em conjunto na área de pesquisa, uma vez que atualmente os cursos de Ciência da Computação e Engenharia Elétrica funcionam, em salas emprestadas do Centro de Ciências da Natureza – CCN e estas salas estão em diversos setores dentro do CCN o que impossibilita uma maior proximidade entre as áreas que deveriam caminhar juntas.

Em um primeiro momento será necessário a construção de 10 (dez) salas e remodelagem do espaço atual para a criação de mais 7 (sete) salas aproveitando assim o espaço já construído, isso possibilitará a transferência das duas áreas restantes para o CTU, fazendo com que o mesmo passe a funcionar como está previsto no Estatuto da Universidade. Estas salas serão construídas no espaço mostrado na figura abaixo. Ao lado do espaço atualmente construído e usado pelos alunos da Engenharia Civil. Com este novo conjunto de salas não haveria necessidade de as demais áreas ficarem no CCN. 

[nggallery id=24]

 
 
 

Sobre o Autor

Mais notícias de

 

 

 

Adicionar um comentário

required

required

optional