A Secretaria da Assistência Social e Cidadania (Sasc) realizou, na manhã desta segunda-feira (14), a doação de equipamentos de informática para o Movimento pela Paz na Periferia (MP3). Inservíveis para a secretaria, os equipamentos viabilizarão o treinamento de jovens do curso da Fábrica de Computadores – Estação de Metarreciclagem, que funciona no Centro Social Urbano do Bairro São Pedro.
O MP3 atua junto aos jovens de periferia proporcionando alternativas para mudança de vida, “Trabalhamos com jovens que têm histórico de envolvimento com drogas e violência juvenil, apresentando a eles uma nova perspectiva de vida através da profissionalização, inclusão digital e responsabilidade com o meio ambiente, no momento em que transformam lixo eletrônico em novas maquinas, que serão doadas a associações e grupos interessados em desenvolver a inclusão digital. O material que não pode ser utilizado é descartado de forma correta, deixando de contaminar o meio ambiente”, diz o coordenador do MP3, Leandro Souza.
A parceria Sasc e MP3 teve início em 2004, com a implantação da Estação Digital. Hoje são ofertados cursos de informática básica e manutenção e montagem de computadores. Depois de capacitados, os jovens passam a atuar na fábrica de metarreciclagem, onde fazem a manutenção de equipamentos eletrônicos danificados. Leandro Souza destaca a importância das doações: “O funcionamento da fabrica depende das doações individuais desde monitores, CPUs, até a doação de empresas, que fazem a renovação de seu maquinário.”
O coordenador de informática da Sasc, Francisco Jales, explica que o material doado é proveniente de todas as unidades da Sasc, e já não apresentavam condições de conserto. Foram entregues cerca de 50 equipamentos entre monitores, gabinetes, impressoras e módulos isoladores. “Na fábrica, os jovens poderão utilizar partes dessas máquinas, fazendo o remanejamento e recuperação de peças para a montagem de máquinas recicladas”, diz.
O secretário Francisco Guedes enfatiza o sucesso da parceria entre a Sasc e o MP3. “O projeto proporciona inclusão social, através da qualificação profissional de adolescentes da periferia e contribui para melhoria do meio ambiente, pois a partir de máquinas que estavam em desuso, portanto, configuravam como lixo eletrônico, serão montados novos computadores, que recebem inclusive a autorização junto às fábricas. Eu, enquanto gestor, tenho trabalhado junto ao governador e demais secretários para fazerem doações.” destacou Guedes.
As doações de equipamentos: monitores, teclados, CPUs, baterias de celular, podem ser realizadas no CSU do Bairro São Pedro: Avenida Valter Alencar, ou na sede da Sasc, Rua Acre S/N, próximo ao Antigo Centro de Convenções.
Com informações do Governo do Estado do Piauí.