Centenário de Gonzaga é festejado no país

Grande personagem da música nordestina, Luiz Gonzaga recebe uma série de homenagens nesta quinta-feira (13), dia em que comemoraria 100 anos de idade se estivesse vivo.

Em Pernambuco, no museu dedicado ao sanfoneiro no Recife, diversas apresentações serão realizadas durante todo o dia. Criado em 1999, o espaço conta toda a história do músico e receberá exibições especiais para celebrar a data.
No Rio de Janeiro, o Tributo a Gonzagão reunirá diversos artistas na sala Baden Powell, em Copacabana. Charles Teony e Luciano Magno receberão convidados como Mu Chebbi, Macau Olhos Coloridos, Léo Russo e o poeta Mano Melo para relembrar a obra do grande mestre do baião.
Já em São Paulo, o Sesc Pompeia receberá apresentações especiais nesta quinta e também na sexta-feira. O show terá como repertório básico o disco triplo 100 anos de Gonzagão, que reúne 50 artistas da música nacional. Nesta quinta sobem ao palco Angela Rorô e Simoninha.
Os Correios lançam, nesta quinta-feira (13), sua homenagem ao Rei do Baião, Luiz Gonzaga. O selo comemorativo será lançado em todo o Brasil e marca o centenário do cantor e sanfoneiro.

Em Teresina, o lançamento acontece após a Missa dos Sanfoneiros 2012, celebrada a partir das 17h30, na Igreja São Benedito, no Centro da cidade. A missa será precedida de um Encontro dos Sanfoneiros no Adro da igreja.

De acordo com a diretora regional dos Correios no Piauí, Joana D’arc Nery, o selo marca o centenário de Luiz Gonzaga e divulga para o mundo toda a cultura nordestina evidenciada pelo artista. “O selo será lançado em todo o Brasil e o Piauí está inserido nesse contexto”, diz.

Após o lançamento, as comemorações pelo centenário de Luiz Gonzaga envolvem apresentações musicais do Coral Nova Visão, da Associação dos Cegos do Piauí; da Banda do 25 BC, com repertório especial de Luiz Gonzaga; de Solange Veras, piauiense compositora parceira do Rei do Baião; e da Big Band Luiz Gonzaga.

A programação, organizada pela Colônia Gonzagueana/Piauí, inclui ainda uma apresentação de dança, com Sidh Ribeiro; apresentação de sanfoneiros e a realização de um leilão cultural, com a arrecadação destinada às vítimas da seca no semiárido piauiense.

A arte do selo comemorativo é do artista pernambucano Jô Oliveira, que utilizou o desenho a nanquim e a pintura para produzi-lo. Na imagem, o artista utilizou vários elementos retratando a vida sertaneja do cantor e a música Asa Branca, um de seus grandes sucessos. Em primeiro plano, a imagem do cantor vestido com a tradicional roupa de vaqueiro nordestino e chapéu de couro, segurando uma sanfona. Ao alto, no canto direito, a coroa representa a majestosa obra do cantor, batizado de Rei do Baião por seus fãs.

Os selos terão tiragem de 300 mil exemplares, com valor facial de R$1,20 cada, e as peças podem ser adquiridas na loja virtual, na Central de Vendas à Distância e nas agências dos Correios.

Com informações do Portal Cidade Verde
 

Tags:

 
 

Sobre o Autor

Mais notícias de

 

 

 

Adicionar um comentário

required

required

optional