Se você tiver mais de 40 anos, faça o exame clínico anualmente com um profissional de saúde; se você está entre os 50 e 69 anos, faça mamografia a cada dois anos! Lembre-se que cuidar da sua saúde é um gesto de amor à vida. Em outubro e em todo o ano!
O câncer de mama tem maior incidências nas mulheres – e é também o que mais mata. A detecção precoce é fundamental para a sobrevivência da paciente. Para mulheres com mais de 35 anos, recomenda-se a mamografia anual, mas se abaixo dessa idade a mulher notar alguma alteração na mama, como secreção, retração ou feridas na pele, deve procurar um médico.
Um dos fatores de risco é a presença de familiares com câncer de mama ou de ovário, e o risco é aumentado para quem já teve câncer em um dos seios.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde esse exame é recomendado em pessoas com mais de 50 anos de idade, principalmente naquelas que têm histórico familiar da doença. No entanto, os casos de pessoas com apenas 30 anos que apresentam lesões no intestino delgado tem aumentado, especialmente em homens.
Uma dieta rica em frutas, vegetais, fibras, cálcio (leites e derivados), folato (fígado, espinafre, brócolis) e pobre em gorduras animais são considerados uma medida preventiva. A ingestão excessiva e prolongada de bebidas alcoólicas deve ser evitada. Assim dando continuidade a luta contra o câncer de mama!