Mestre Bobby: Um jogador-estudioso na defesa da Capoeira

Robson Carlos da Silva, conhecido nas rodas de capoeira como Mestre Bobby, formado em Pedagogia e Mestre em Educação defendeu, no dia 28 de julho de 2012, sua tese intitulada AS NARRATIVAS DOS MESTRES E A HISTÓRIA

DA CAPOEIRA EM TERESINA-PI: DO PÉ DO BERIMBAU AOS ESPAÇOS ESCOLARES no Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Sua pesquisa de Doutorado vinculada ao Núcleo de História e Memória da Educação teve como orientador o Professor Pós-Doutor José Gerardo Vasconcelos, estudioso da capoeira que deu uma grande contribuição com sua pesquisa sobre Besouro, além de outros escritos.

O trabalho do Mestre Bobby é fruto dos anos de vivência nessa prática cultural polissêmica que tomou conta do mundo e representa o Brasil em toda parte do globo. Terminou em tempo menor do que o previsto, o programa tem duração de quatro anos e o mestre finalizou seu trabalho em um ano e oito meses. Como toda pesquisa algumas críticas foram lançadas, mas em nada afetou o brilho do trabalho. Os elogios foram em maior número e com o devido reconhecimento.

Foi uma tarde de muito aprendizado, a exposição do Mestre Bobby, agora Doutor em Educação, e os comentários da banca composta pelo Prof. Dr. José Gerardo Vasconcelos – Orientador/Universidade Federal do Ceará – UFC; Prof. Dr. Francisco Ari de Andrade/Universidade Federal do Ceará – UFC; Prof. Dr. Raimundo Elmo de Paulo Vasconcelos Júnior/Universidade Estadual do Ceará – UECE; Profª. Dr. Dinamara Garcia Feldens/Universidade Tiradentes – UNIT; Prof. Dr. Antônio Germano Magalhães Junior/Universidade Estadual do Ceará – UECE, todos profissionais de reconhecido gabarito, inundou a platéia com o sentimento de pertença a prática da capoeira.

O Mestre mostrou sua força e garra na conclusão de mais uma etapa em sua carreira acadêmica e capoeirística. Fortaleceu seu conhecimento mais ainda, realizou renúncias em nome dessa prática cultural e agora oferece ao público um material de pesquisa de grande valor para a capoeira. Mais uma vez, mostra a todos que é um jogador-estudioso que segundo Hélio Campos, é aquele que além de jogar e praticar capoeira se preocupa em produzir conhecimento sobre a mesma.

Conheça o ação social do Mestre Bobby com crianças.

 

 

Tags: , ,

 
 

Sobre o Autor

Mais notícias de

 

 

 

Adicionar um comentário

required

required

optional