O projeto percorrerá sete municípios
O I Circuito Cultura Viva, realizado pela Fundação Cultural do Piauí (Fundac), percorrerá os municípios de Cajueiro da Praia, Picos, Campo Maior e Nossa Senhora de Nazaré, Simplício Mendes, Nazaré do Piauí e Floriano nos meses de julho e agosto. As atividades são realizadas no período de três dias e a prioridade do projeto são as cidades onde a incidência de manifestações culturais é reduzida.
Nos municípios serão desenvolvidas oficinas, exposições, shows musicais, uso e utilização de equipamentos do Kit Multimídia e Áudio Visual. De acordo com Francisco Pellé, assessor técnico da Fundac, o objetivo do projeto é descentralizar a cultura. “O objetivo do circuito é provocar o desenvolvimento da cultura nos municípios, proporcionando assim que as ações sejam descentralizadas e não ocorram apenas na capital”, afirma.
O I Circuito Cultura Viva irá mostrar o resultado das ações realizadas pelos Pontos de Cultura e Projeto Mais Cultura existentes no Piauí. Atualmente, funcionam no Estado 113 Pontos de Cultura. Alguns são conveniados diretamente com o Ministério da Cultura e outros com o Governo do Estado.
A programação do Circuito contém a participação de grupos e artistas com nomes já reconhecidos da cultura local. A primeira ação do projeto será realizada na Micro Teia do município de Cajueiro da Praia nos dias 18,19 e 20 de julho. Depois seguirá para Picos no período de 25 a 27 de julho; Campo Maior e Nossa Senhora de Nazaré de 8 a 10 de agosto; Simplício Mendes de 15 a 17 de agosto e Nazaré do Piauí e Floriano no período de 22 a 24 de agosto.
A Micro Teia compreende os produtos resultantes do Programa Cultura Viva, entre eles os Pontos de Cultura; os Pontos de Leitura; os Cines Mais Cultura; o Programa de Bibliotecas e os Micros Projetos Culturais, que são ações em programas lançados pelo Ministério da Cultura (MinC), que beneficiam regiões com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
Com informações do Governo do Estado do Piauí