
O Projeto Casa da Juventude, desenvolvido pala Coordenadoria Estadual da Juventude (Cojuv) em parceria com os municípios contemplados, vem oferecendo políticas públicas efetivas para os jovens do Piauí. A iniciativa que tem o objetivo de fortalecer e articular grupos, movimentos coletivos e lideranças visando a consolidação da política pública de juventude nas esferas Estadual e Municipal.
O projeto já está presente em 12 municípios do Estado do Piauí, são eles: Castelo do Piauí, Picos, Pio IX, Cajazeiras, Santo Inácio do Piauí, Santa Cruz do Piauí, Monsenhor Gil, Antônio Almeida , Parnaíba, José de Freitas, Landri Sales e Paulistana, se destina à população na faixa etária de 15 a 29 anos.
Segundo Faustino Junior, coordenador da Casa da Juventude de Castelo do Piauí, com a inauguração desse espaço, os jovens têm a oportunidade de adquirir conhecimento, através dos cursos ofertados, assim como a inclusão em atividades de esporte e lazer deixando os jovens longe do mundo das drogas. “A Casa da Juventude recebe mensalmente mais de 2.000 jovens que estão inseridos em diversas atividades de qualificação profissional. Atualmente estão ofertado oficinas de hip hop, balé, além de diversos cursos profissionalizantes”, ressalta.
Para dinamizar mais o trabalho das Casas da Juventude que já foram inauguradas, os coordenadores estão disponibilizando nas redes sociais, por meio de uma fanpage, informações sobre os cursos ofertados, oficinas, campeonatos esportivos e eventos culturais.
Para o coordenador da Juventude, Plínio Dumont é bastante gratificante para a Cojuv saber que está sendo realizado um trabalho satisfatório para os jovens do Piauí. “Estamos fazendo o monitoramento de ações realizadas nas Casas da Juventude já inauguradas. O que eu pude perceber é que os nossos jovens estão muito bem assistidos”, afirma.
Ainda de acordo com Plínio Dumont, mais Casas da Juventude deverão ser inauguradas no Estado, dentre elas, a da cidade de Manoel Emídio e Wall Ferraz.
Com informações do Governo do Estado do Piauí.