DPE-PI capacitará para atendimento à criança e adolescente

dpdpO evento acontecerá no período de 28 a 30 deste mês

A Defensoria Pública do Estado do Piauí vai realizar, no período de 28 a 30 deste mês de maio, Curso de Capacitação e Palestra de Atendimento à Criança e Adolescente Vítimas de Violência Sexual. O evento tem como público-alvo defensores públicos, estagiários, psicólogos, conselheiros e servidores que integram instituições que lidam com a defesa da criança e do adolescente vítima desse tipo de violência.

O principal objetivo do evento é promover maior participação da Defensoria Pública nos fóruns de discussão das questões relativas aos direitos da criança e do adolescente vítima de violência sexual, despertando um maior interesse e compromisso da classe para com a causa.

Durante os três dias serão discutidos temas como O Papel da Defensoria na Atuação da Defesa das Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência Sexual; Identificação e abordagem a Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência Sexual e de familiares; Trabalho do Conselho Tutelar. Também serão discutidos atendimento, prevenção, identificação, acompanhamento e medidas profiláticas, todos relacionado à violência sexual contra criança e adolescente.

Entre os palestrantes estão a defensora pública de instância superior do estado da Bahia, Hélia Barbosa, a juíza titular da 1° Vara da Infância e Juventude de Teresina, Maria Luiza de Moura Melo Freitas, a coordenadora da Casa de Zabelê, Suely Coêlho Pereira, a coordenadora do SAMVVIS, Maria Castelo Branco, o conselheiro tutelar Djan Moreira, entre outros.

Segundo as defensoras públicas Karla Cibele Teles de Mesquita Andrade e Daniela Neves Bona, a realização do Curso de Capacitação e Palestra de Aperfeiçoamento para Defensores Públicos do Estado do Piauí é um dos objetivos específicos, bem como uma das metas, do projeto de instalação do Núcleo de Defesa da Criança e Adolescente Vítima de Violência Sexual (Nudecavvis). Elas explicam que a capacitação dos agentes que atuam na área é de extrema relevância, uma vez que o preparo e a adequação dos métodos da equipe que atende crianças e adolescentes vítimas de violência sexual não somente promovem a defesa e os direitos dos mesmos, mas também afastam as práticas e costumes de revitimização.

Com informações do Governo do Estado do Piauí

 

Tags:

 
 

Sobre o Autor

Mais notícias de

 

 

 

Adicionar um comentário

required

required

optional