Reformado no segundo semestre de 2013, o Zoobotânico se tornou local agradável para conhecer os animais e fazer caminhadas
Amplo, limpo, bem estruturado, muita área verde e uma população de cerca de 190 animais de 72 espécies diferentes. Assim é o Parque Zoobotânico, localizado numa área de 137 hectares e que ganhou ampla reforma, entregue em outubro de 2013.
Segundo o biólogo e veterinário Celso Mendes, que há 13 anos trabalha no local, o parque é uma área preservada, onde os animais recebem todos os cuidados. Afinal de contas, formam o quadro de funcionários veterinários, biólogos, nutricionistas, estagiários de todas essas áreas e ainda apoio pessoal de apoio, bem como a presença da Polícia Ambiental e policiamento de outras unidades que fazem ronda no local, garantindo a segurança de quem resolve passear e fazer caminhadas pelas trilhas do parque.
Segundo Celso, o parque atrai muitos visitantes, entre piauienses e turistas e entre os animais que chamam a atenção são os leões, que teve a família aumentada com o nascimento de dois filhotes, que já completaram 7 meses de vida. “Os ursos também atraem a atenção do visitante”, diz o biólogo, acrescentando que eles vivem num local que foi adaptado para esses animais.
Quem vai ao Zoobotânico não precisa ter pressa. Com uma temperatura amena, em razão da quantidade de área verde, os animais estão ali para serem admirados e o espaço oferece toda estrutura de segurança.
Os animais que vivem no parque são tratados com todo cuidado. “São bem alimentados, estão com saúde e aparência boas”, diz Celso, enfatizando que o público pode ver hipopótamos, onças vermelhas e pintada, leões, ursos, variedades de macacos na Lagoa dos Primatas, pavões, dentre outros e há a previsão de chegada de uma onça preta, que vem do Maranhão.
No final da tarde desta quarta-feira, quem estava conhecendo o Zoobotânico era Michele Siqueira Leal, acompanhada de Simone Costa Leal e os filhos Geovana e John Gabriel, que vieram de São Paulo. A família aprovou o parque e disse que um dos pontos positivos é a grande área verde, o que torna o parque agradável.
A pequena Geovana, depois de ver os animais, disse que o leão foi o que mais chamou sua atenção. “Ele estava bravo”, disse.
Com informações do Governo do Estado do Piauí