Termo de pactuação foi assinado na manhã desta segunda-feira
A Prefeitura de Teresina renovou a parceria para ofertar cursos de qualificação profissional por meio do Programa Nacional de Aceso ao Ensino Técnico (Pronatec). A assinatura do termo de pactuação foi feita nesta segunda-feira, no Instituto Federal do Piauí (IFPI). Ao todo, Teresina terá a disposição 4 mil vagas a serem ofertadas nas mais diversas áreas.
Os cursos serão coordenados pela Secretaria Municipal de Trabalho, Cidadania e Assistência Social (Semtcas) e Fundação Wall Ferraz, que abrirá as inscrições para o preenchimento das vagas e disponibilizará o espaço onde os cursos serão ofertados. Segundo a secretária da Semtcas, Mauriceia Carneiro, a Prefeitura solicitou quatro mil vagas para serem ofertadas. “Buscamos junto a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec) os arcos produtivos mais procurados em Teresina. A nossa proposta é ofertar os cursos baseados na demanda do mercado de trabalho”, ressaltou.
Com a assinatura do termo, a Prefeitura de Teresina garante a oferta gratuita de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional por meio da bolsa-formação. Serão ofertados cursos nas mais diversas áreas, entre elas, construção civil, administrativo, pintura, educação, cuidador infantil e outros.
Poderão ser beneficiados com os cursos do Pronatec, trabalhadores, inclusive agricultores familiares, silvicultores, aquicultores, extrativistas e pescadores, jovens e adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, pessoas beneficiárias dos programas de transferência de renda, pessoas com deficiência, desempregados e estudantes do ensino médio.
Segundo Mauricéia Carneiro, as pré-matrículas para os interessados deverá iniciar ainda em fevereiro e os cursos devem ser iniciados em março. “É uma parceria importante na medida que estamos incentivando a formação profissional e ainda a inclusão produtiva. São cursos que serão ofertados por instituições de renome e baseados na relação demanda e oferta”, destacou.
O reitor do IFPI, Paulo Henrique Gomes, destacou que a proposta do Governo Federal, ao ofertar os cursos do Pronatec, é garantir mecanismos de qualificação profissional. “Infelizmente o IFPI está presente com sede física em apenas 18 dos 224 municípios piauienses. Por isso é importante essa parceria com as Prefeituras para que a gente possa criar unidades remotas para oferecer os cursos técnicos de qualificação para aqueles que mais precisam”, aponta.
Com informações da Prefeitura de Teresina