O projeto foi concebido a partir de uma parceria firmada entre a Secretaria da Educação e Cultura e o projeto Escola Balé de Teresina.
Conhecido por exportar talentos para outros estados e até para o exterior, a dança sempre esteve em alta no Piauí e a partir de agora, o estado vai ganhar o I Curso Técnico em Dança que será lançado nesta quinta-feira (4), às 19h, no Theatro 4 de Setembro, pela Secretaria da Educação e Cultura do Estado do Piauí (Seduc) e o Projeto Escola Balé de Teresina. No lançamento do projeto, adolescentes e jovens do Projeto Balé de Teresina estreiam o espetáculo “Lá Fille Mal Gardee”. O Curso Técnico em Dança é um projeto que se transformou em realidade e que vem sendo criado pela Unidade de Educação Técnica e Profissional da Seduc.
O projeto foi concebido a partir de uma parceria firmada entre a Secretaria da Educação e Cultura e o projeto Escola Balé de Teresina. O Curso terá a duração de três anos, e no primeiro momento serão oferecidas 35 vagas na modalidade concomitante, que são vagas destinadas a alunos que estejam cursando ou que irão cursar o Ensino Médio.
Segundo Luzia Amélia, a abertura desse curso representa um avanço para a história da dança piauiense, porque aqueles que queiram podem tornar-se um profissional e não terão apenas como única saída os cursos livres que são ofertados nos estúdios, academias, escolas de dança. “Esse Curso Técnico em Dança é profissionalizante e será responsável pela formação técnica e artística do profissional da dança assim também como pelo embasamento teórico, científico e cultural dos estudantes de dança”, diz a coreógrafa Luzia Amélia.
A Secretaria da Educação e Cultura (Seduc) explica que será um curso com projeto pedagógico que assegura o cumprimento simultâneo das finalidades estabelecidas dentro dos princípios que regem a Educação Profissional no País, conforme Catálogo Nacional de Cursos Técnicos reconhecidos pelo MEC e legislação vigentes.
O Curso Técnico em Dança foi aprovado pelo Conselho Estadual de Educação conforme resolução assinada pelo próprio conselho e tem como principal objetivo Formar profissionais Técnicos de Nível Médio em Dança, para atuarem eficazmente nos campos cênicos instituídos e emergentes, de maneira a suprir as necessidades de mercado na área de artes.
Na organização curricular do Curso Técnico em Dança, a ética, o raciocínio lógico e a estética são componentes fundamentais para a formação de técnicos que atuam com iniciativa, criatividade e sociabilidade, possibilitando o estudo de gêneros e estilos da dança.
Com informações do Governo do Estado do Piauí