As oficinas do 30º Salão Internacional de Humor do Piauí, evento que aconteceu no último final de semana, de 13 a 17 de novembro em Parnaíba, atraíram um público de diversas partes do estado. Ainda que o feriado trouxesse a ideia de descanso, os participantes demonstraram muita disposição no feriado da Proclamação da República.
A procura pelas oficinas de desenho superou as expectativas dos organizadores e oficineiros do evento. O público foi formado por crianças, jovens e adultos, entre eles, estudantes do município de Murici dos Portelas, que fica a aproximadamente 90 quilômetros de Parnaíba.
As oficinas do dia 15 de novembro foram ministradas pelos ilustradores e caricaturistas Hermé Antune, deMinas Gerais; Carlos Fernandes, de São Paulo, e Eduardo Meneses, teresinense que mora em Luís Correia. Eles se uniram e ensinaram técnicas de observação e composição.
Francisco das Chagas do Rosário é um estudante do curso de matemática da UFPI que mora em Buriti dos Lopes, a 30 quilômetros de Parnaíba. “Hoje eu tive que vir de táxi porque é feriado e não tem ônibus, mas eu não podia deixar de vir e participar do evento”, contou. Ele afirma que há anos tinha vontade de participar do Salão de Humor. “Essa é a primeira vez que eu participo, já que é bem mais difícil me deslocar para Teresina”, pontua.
Apesar de estudar matemática, Francisco revela que desenhar é sua paixão desde criança e que ainda vislumbra a possibilidade de trabalhar nesta área. “Quando você olha os desenhos de artistas famosos, como os que estão aqui, você acha que é quase impossível fazer um trabalho semelhante, mas depois que eles ensinam as técnicas, você vê que não é tão difícil e que é possível realizar este sonho”, acredita.
Thaísa, de 13 anos, veio de Murici dos Portelas e não teve dúvida quanto ao tema do seu desenho: a natureza. Ela diz que muita gente está desmatando e acredita que os seus desenhos possam tocar o coração e a mente das pessoas pela preservação do planeta.
Com informações do Governo do Estado do Piauí