Testes vocacionais e conversa com quem atua na área podem ajudar. Trabalhar com o auxílio de um tutor é uma boa opção na hora da escolha.
A maioria das pessoas já idealizou qual é ou qual será seu emprego ideal e procura fazer de tudo para chegar até esse objetivo. Mas, segundo Jen Hubley Luckwaldt, especialista de carreiras do site de carreiras PayScale, a melhor opção seria determinar qual é o seu pesadelo profissional antes de escolher o emprego dos sonhos.
De acordo com a especialista, essa estratégia serve para tentar descobrir qual carreira ou função realmente não vai funcionar. Além disso, também será possível identificar quais são as áreas e atividades em que o profissional possui mais afinidade.
Para ter um ponto de partida, a especialista listou três dicas:
Vá em frente e faça testes
Para saber qual é a melhor carreira para você, é importante conhecer suas características pessoais e também habilidades e aptidões. Uma boa opção são os testes profissionais, de aptidão e de personalidade, que podem ser feitos pela internet. A especialista indica o uso de todas as ferramentas e testes disponíveis para fazer uma avaliação de carreira.
Converse com alguém feliz na carreira
Pessoas que gostam de seus empregos gostam de falar sobre ele. Se você está curioso sobre uma área, pergunte para algum conhecido que atue com isso. Mas, a especialista sugere que as perguntas sejam feitas para pessoas que pareçam estar felizes no seu ramo de atuação, que devem estar mais dispostas a fornecer informações e ajudar.
Tente vários empregos
Não tem certeza se esse é o trabalho certo para você? Experimente um pouco antes de se comprometer.
Uma boa opção é trabalhar com alguém que já atua na área, como se fosse uma “sombra”. Dessa forma, o profissional será como um tutor que vai apresentar todas as tarefas do dia a dia e possibilidades da profissão. Assim, a pessoa poderia ter uma noção do que é realmente estar em um determinado trabalho específico.
Não existe uma maneira de ter 100% de certeza que a pessoa vai se adequar em uma posição até tentar realmente fazê-la. “Trabalhar com alguém que já atua na área ou o voluntariado é a forma mais próxima que se pode chegar.”
Com informações do G1