O evento teve início na noite desta quarta-feira (7)e acontecerá até o sábado (9), na Fiepi
Teve início, na noite dessa quarta-feira (6), a Feira dos Municípios do Piauí 2013, evento voltado à comercialização e exposição das belezas, riquezas e todas as potencialidades dos municípios do Estado. Com uma vasta programação, a Feira acontecerá até o sábado (9), no Espaço de Eventos da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (Fiepi), onde os visitantes terão a oportunidade de conhecer a economia, cultura, turismo, artesanato e gastronomia das diversas cidades que se fazem presentes.
Na solenidade de abertura, o governador Wilson Martins agradece e dá as boas-vindas aos presentes, aproveitando para ressaltar a importância da Feira. “Sou municipalista, nasci no sertão do Piauí e sou um apaixonado pelas cidades. É um momento especial por reunir em um mesmo local tantas pessoas que lutam pelo Estado. Um momento para a troca de experiências e para conhecer de perto a gestão de cada município. Um momento para, acima de tudo, construir sentimentos”, declara.
Dentre as variedades de produtos expostos na primeira noite de Feira, o estande da Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo (Setre) foi um dos destaques da noite, com a mostra de 8 Empreendimentos de Economia Solidária dos municípios de Pedro II, Esperantina e Teresina. No estande, artefatos, alimentos e peças da área de confecção, artesanato, biojoia e agricultura familiar poderão ser encontrados durante os quatro dias de evento.
Redes, panos de prato, guardanapos, jogos americanos, toalhas de banho, almofadas e uma série de peças confeccionadas com tecido, linha e fita são a especialidade de Joana Pereira. Há seis anos, a empreendedora que integra o Grupo de Mulheres Bordadeiras do Piauí (GMBPAPI) optou pela vertente da Economia Solidária e não pretende abrir mão do negócio. “A Economia Solidária me abriu novas portas, me ofereceu qualificação e oportunidades de emprego e renda. Virei uma empreendedora independente”, comenta.
Para a secretária do Trabalho e Empreendedorismo, Larissa Maia, que também estava presente ao evento, a Economia Solidária cresce no Estado e passa a ser vista como uma alternativa real de carreira e geração de renda. “Precisamos entender que a Economia Solidária não é feita por pobres e para pobres, mas feita para todas as classes que reconhecem os meios solidários de produção. Um evento como este oferta a visibilidade necessária para uma maior divulgação e, consequentemente, a troca de experiências e a comercialização dos produtos”, diz.
Palestras, painéis, oficinas de compra, workshops, apresentações culturais e shows musicais estão programados para a semana da Feira, reunindo as mais diversas manifestações culturais e potencialidades das cidades do Piauí. Os temas são de interesse geral e voltado para o desenvolvimento dos municípios, visando o fomento dos negócios e a geração de emprego e renda nos mesmos. O evento é gratuito e aberto ao público.
Com informações do Governo do Estado do Piauí