O evento segue até o dia 31 com oficinas, seminários, lançamento de livros e outras atividades.
A partir das 19h desta segunda-feira (26), Teresina sedia a 5ª edição do Festival de Teatro Lusófono. Após a abertura oficial que acontecerá no Clube dos Diários, o Theatro 4 de Setembro receberá o espetáculo Inferno na Paisagem Belga, da Companhia de Teatro Os Satyros.
Os Satyros abordam a relação e a obra dos poetas franceses Paul Verlanine e Arthur Rimbaud, que se conheceram em uma Paris pós-Comuna e viveram tórrido romance que impactou a obra de ambos de forma radical e, consequentemente, a história da Poesia Moderna.
Na noite da abertura do evento o público contará com show de A Velha Gaiteira, de Castelo Branco-Portugal que acontecerá no Espaço Cultural Osório Jr. e Bar do Clube dos Diários.
Para o coordenador geral do evento, Francisco Pellé, o Festival de Teatro Lusófono será, mais uma vez, a confraternização da arte, da cultura, da política de ocupação teatral e da sociedade discutida através da abertura das fronteiras de linguagem e linguística socioculturais, reunindo a língua portuguesa sem tradução nos palcos da lusofonia.
O Festival de Teatro Lusófono segue ate o dia 31 de agosto, com apresentações e oficinas no Theatro 4 de Setembro, Teatro do Boi, Teatro, Estação, Praça Pedro II, Escola Técnica de Teatro Professor “Gomes Campos”, Casa da Cultura de Teresina, Sala Torquato Neto, Galeria do Clube dos Diários, Espaço Cultural “Osório Jr” e Bar do Clube dos Diários, Espaço Cultural Trilhos, Hospital Infantil “Lucídio Portela”.
“O Festluso é de suma importância para a cidade de Teresina, o estado e o Brasil que abrigam outros povos e suas experiências na cena lusófona,” declarou apresidente da Fundação Cultural do Piauí, Bid Lima.
O Festival de Teatro Lusófono tem o patrocínio da OI e apoio da OI Futuro – Instituto de Responsabilidade Social; Governo do Estado do Piauí, SIEC e Fundac e Prefeitura Municipal de Teresina/Fundação Cultural Monsenhor Chaves.
Com informações do Governo do Estado do Piauí