A Mostra Sesc Amazônia das Artes apresenta nesta terça-feira (20) às 15h no Teatro 4 de Setembro, o espetáculo de dança e teatro “Do Repente”, da Lamira Companhia da Dança (TO). A Mostra apresenta 12 espetáculos de música, dança e teatro – no período de 17 a 27 de agosto, nos Teatro 4 de Setembro, Teatro do Boi, Teatro João Paulo II e Palácio da Música. Todos os espetáculos são gratuitos.
O espetáculo é especialmente pensado para ser apresentado nas ruas, praças e locais públicos/privados. Com duração de 35 minutos, o espetáculo é livre para todos os públicos.
“Do Repente” é elaborado em torno do universo do romanceiro popular do Nordeste brasileiro, nas figuras do poeta cantador, do coquista, do aboiador, do glosador, do cordelista, do calingueiro e da influência e presença dessa cultura na formação das “diversas culturas” brasileiras.
Nesta quarta-feira (21) será apresentado o espetáculo “Avoar”, do grupo Raízes do Porto (RO), às 15h no Teatro do Boi. Avoar é um jeito urbano que o grupo Raízes do Porto encontro para resgatar as velhas noites de luar onde as crianças brincavam nas calçadas ao som de cantigas de roda. Um jeito de resgatá-las, corrigi-las e documentá-las até que a lua se esconda senão por trás dos prédios, por cima deles. Muitas brincadeiras infantis e muitas cantigas de roda são relembradas.
Através da brincadeira “boca de forno”, as crianças saem em busca de uma palmeira, uma lua e uma canção. As músicas são cantadas e tocadas ao vivo. O cenário são prédios e as brincadeiras são tantas quanto se aguente brincar.
Com informações do Acessepiauí.