Teresina, uma terra de oportunidades

A visão de jovens que saíram da sua cidade natal para estudar em Teresina

Teresina é muito conhecida pelas altas temperaturas, mas o calor humano é um dos seus maiores diferenciais e a quantidade de estudantes universitários de outras cidades tem tornado a cidade cada vez mais acolhedora e plural. Apesar da dificuldade de adaptação inicial em uma nova cidade, o estudante Tertuliano Filho, natural de Campo Maior, já considera Teresina como sua cidade. “Eu vim para cá em 2010, quando passei no vestibular. Confesso que demorei um ano para me habituar com a cidade e considerá-la como minha”, expôs.

“Um lugar de oportunidades e realizações”. É assim que o estudante Joaab Sousa define Teresina, cidade em que reside desde 2006. Natural do município de Colônia do Gurguéia, situado no sul piauiense, a escolha da Capital se deu pela busca de uma educação mais qualificada, mas a cidade já encantava o jovem desde a sua infância. “Vim procurar uma escola mais eficiente para cursar o ensino médio e poder ingressar na universidade. Mas, desde criança, gostava muito quando vinha para cá e sempre tive vontade de morar aqui”, conta o estudante.

Histórias como a de Joaab são cada vez mais comuns em Teresina, pois o local se transformou em um polo universitário. Com isso, muitos estudantes do interior do Piauí, do Maranhão, do Ceará, entre outros estados optam por migrarem para estudar na Capital do Sol. Atualmente, Teresina possui três universidades públicas e cerca de 38 instituições de ensino superior privadas, além das escolas de ensino regular.

A estudante Anne Beatrice, cuja cidade natal é Sobral, no Ceará, veio estudar em Teresina, porque dentre as opções de cidades, esta era a que reunia as melhores condições para a estudante. Ela confessa que não se arrependeu da experiência, pois a capital piauiense é uma terra de oportunidades. “Eu, simplesmente, me achei nessa cidade, consegui tudo que eu queria e me sinto completamente piauiense. Eu gosto de Teresina, porque as pessoas são muito carinhosas e alegres, de verdade. Aqui, eu me sinto segura e fiz vários amigos. Além disso, Teresina é uma cidade cheia de oportunidades”, finaliza.

“Mesmo que eu vá para outro lugar aqui sempre vai ser minha casa”, revela o Tertuliano. Além da pluralidade de pessoas e da educação o estudante enaltece as manifestações culturais existentes em Teresina. “Aqui é uma cidade universitária, então eu pude conhecer várias pessoas que, assim como eu, vieram de outros lugares. Teresina é uma cidade grande com cara de pequena, pois todos se conhecem e eu não acho isso ruim, pois quando saio sempre encontro um amigo. A capital possui manifestações culturais para todos os gostos, dos que gostam de coisas mais elitizadas até quem curta algo independente, é só procurar que encontra ”, afirma o estudante.

Com informações do Governo do Estado do Piauí

 

Tags:

 
 

Sobre o Autor

Mais notícias de

 

 

 

Adicionar um comentário

required

required

optional