A Jornada acontece nos dias 25 a 28 de junho, nos campi Torquato Neto e Clóvis Moura
Identificar dificuldades de aprendizagem dos estudantes das escolas e atuar no sentido de minimizá-las com estudos que fundamentem e inspirem práticas inovadoras em seu campo de disciplina são os compromissos fundamentais do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), da Universidade Estadual do Piauí (Uespi).
Durante a I Jornada Extensionista da Uespi, que acontece de 25 a 28 de junho, nos campi Torquato Neto e Clóvis Moura, com abertura no Theatro 4 de Setembro, o Programa será um dos focos de atenção ganhando seis espaços para relatos de experiência das práticas desenvolvidas. O Pibid já funciona na Uespi há dois anos, em seis cursos de Licenciatura: Química, História, Geografia, Biologia, Letras e Física.
O coordenador do Pibid de Química, Francisco das Chagas Alves Lima, conta que o objetivo do Programa nesta licenciatura é realizar experimentos fáceis no cotidiano de uma escola, com reagentes simples, objetos caseiros e práticas em programas computacionais, que facilitem o entendimento dos alunos.
Denise Bonfim, discente do 5º período de Química, participa do evento desde o ano passado e vai apresentar trabalho este ano novamente, sobre práticas cotidianas de Química para estudantes do ensino fundamental. Ela diz que espera que o evento, este ano, seja tão proveitoso quanto o de 2012, e que o formato de três eventos simultâneos não comprometa o rendimento para os estudantes do Pibid.
Os estudantes do 7° período de Biologia, Ravena Leal e Assis Gualter, ambos bolsistas do Pibid há dois anos, veem o evento como uma prestação de contas de seus trabalhos à Universidade. Para eles, a falta de integração dos estudantes das diversas licenciaturas que fazem Pibid é um dos motivos pelo qual os discentes enxergam a Jornada como de grande importância, embora, exclusivamente na Biologia, eles tenham uma boa socialização com os estudantes internamente, chegando a ser referência na sala de aula. ‘”Esse é o único momento em que nós podemos entrar em contato com outros estudantes pibidianos, mostrar o que estamos realizando e conhecer o trabalho das outras licenciaturas”, afirma Assis Gualter.
Para Ravena, realizar o II Encontro Pedagógico do Pibid junto a outros dois eventos tradicionais da universidade, como o Seminário de Extensão e o de Tradições Brasileiras, é uma oportunidade de abordar uma maior pluralidade de assuntos e transformar o ambiente em um verdadeiro espaço interdisciplinar.
Com informações da UESPI