Alunos do ProJovem Trabalhador recebem qualificação profissional

Na qualificação profissional, os alunos aprendem na prática o que foi visto na teoria.

A maioria dos alunos do ProJovem Trabalhador, programa de capacitação do Governo do Estado, realizado através da Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo (Setre), já está recebendo a qualificação profissional, última etapa da capacitação.

O programa, que atende jovens entre 18 e 29 anos que estejam cursando ou tenham concluído o ensino fundamental ou ensino médio e que estejam em situação de maior vulnerabilidade frente ao mundo do trabalho, possui duração de seis meses, período em que são executadas as 350 horas de capacitação, que por sua vez, é dividida em duas etapas.

Na primeira etapa, os alunos recebem a qualificação social, desenvolvida em 7 semanas e 100 horas de aulas, nas quais os alunos absorvem todo um conteúdo acerca de valores humanos, educação ambiental, inclusão digital, noções de direitos trabalhistas e empreendedorismo, partindo então para as 250 horas de qualificação profissional, desenvolvidas em 17 semanas. É nesta segunda etapa que os alunos aprendem na prática o que foi visto na teoria, dentro do curso escolhido.

Na turma de Artesanato I, no município de Cajueiro da Praia, por exemplo, os jovens alunos iniciaram as aulas práticas no fim do mês de março e já fazem bonecas e diversas peças para decoração, utilizando sementes, plantas e búzios encontrados na praia da cidade. Ao longo do curso, além de aperfeiçoar as técnicas já obtidas, os alunos irão trabalhar na produção de bijuterias de variados tipos, brincos e anéis a pulseiras e colares.

Em Parnaíba, os 390 alunos que estão sendo beneficiados com o programa, também já estão na etapa de qualificação profissional e se mostraram ansiosos pela chegada deste segundo momento. “É importante que absorvamos toda a teoria para fazer um bom trabalho, mas aprender praticando é empolgante e nos dá a oportunidade de já utilizar as técnicas fora daqui e gerar alguma renda”, diz a aluna de Telemática, Luciana Santos.

A Coordenação Estadual do ProJovem Trabalhador está visitando todos os 85 municípios contemplados com o programa para fiscalizar o andamento da qualificação profissional e as demais situações, como estrutura física do local que está sediando as aulas, assiduidade, material didático e alimentação.

 Com informações do Governo do Estado do Piauí

 

Tags:

 
 

Sobre o Autor

Mais notícias de

 

 

 

Adicionar um comentário

required

required

optional