A Embaixada de Portugal no Brasil e o Instituto Camões promovem na próxima sexta-feira, 14, o lançamento do livro “Identidades e diversidade cultural: património arqueológico e antropológico do Piauí – Brasil e do Alto Ribatejo – Portugal”, um álbum, de dupla face, concebido a partir da perspectiva arqueológica e antropológica, que explora variados contextos sobre as questões identitárias e a diversidade cultural daquelas duas regiões.
O lado brasileiro da obra foi organizado por Marleide Lins e Síria Borges e a face Portugal por Síria Borges e Luiz Oosterbeek. “Pela relevância da publicação recebeu a chancela do “Ano Brasil – Portugal, Portugal – Brasil”, com lançamento previsto para o mês de julho, em Teresina-PI, e, posteriormente, em quatro cidades de Portugal (Lisboa, Tomar, Mação e Abrantes), Espanha, Itália, Romênia e Angola”, informou a Embaixada de Portugal no Brasil.
O livro resulta de uma parceria entre a Fundação Cultural do Piauí – FUNDAC (Brasil) e o Instituto Terra e Memória – ITM, de Portugal.
Para o lançamento da obra na próxima sexta-feira, em Brasília, está prevista a palestra “Interface – patrimônio arqueológico e antropológico do Piauí-Brasil e do Alto Ribatejo-Portugal”, a ser proferida por Luiz Oosterbeek (Instituto Terra e Memória – Portugal), assim como as exposições “Imagens e narrativas de vivência” (iconográfica), que versa sobre a referida temática, e “Os figurantes”, de Nonato Oliveira (pintura oléo sobre tela).
Com informações do Acessepiauí.