Enfermeira diz que acomoda gestantes em salas de pré-parto. Falta de leitos acaba superlotando a maternidade Evangelina Rosa.
Encontrar vaga em uma maternidade de bairro em Teresina é um exercício que exige paciência e nem sempre tem resultado positivo. A produção do PI TV ligou para três maternidades em busca de leitos, mas a resposta foi sempre a mesma: não há vagas.
Teresina possui quatro maternidades de bairro que ficam localizadas no Satélite, Promorar, Dirceu Arcoverde e Buenos Aires. Além destas, ainda existe a Evangelina Rosa que é do sistema de saúde do estado. A estrutura já não atende a procura de uma cidade com mais de 800 mil pessoas em que todos os dias nascem novos habitantes.
Maria Luiza, enfermeira há 15 anos na maternidade do Satélite, relata que em muitas situações as funcionárias são obrigadas a por as pacientes na sala de pré parto e na clínica cirúrgica. “A procura tem aumentado. As colocamos na ala de pré parto para que não haja devolução por falta de vagas”, diz.
A falta de leitos nas maternidades de bairro acaba superlotando a Evangelina Rosa. Apenas nos primeiros cinco meses de 2013 foram realizados 3.197 partos na unidade, enquanto que nas maternidades da prefeitura, foram feitos apenas 1.234.
A assessoria de imprensa da Fundação Hospitalar de Teresina negou que falte leitos nas maternidades e informou que é realizado um acompanhamento rotineiro da situação de cada unidade de saúde.
Com informações do G1.