Uespi contempla 200 estudantes com auxílio-moradia

O programa de assistência estudantil visa integrar os alunos ao meio acadêmico.

Na manhã desta terça-feira (4), estudantes de quinze pólos e campi da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) estiveram na solenidade de entrega das bolsas de Auxílio Moradia, no Anfiteatro da instituição.

Dos 20 mil estudantes da Uespi, 490 pleitearam as bolsas e 200 foram contemplados ao final do processo. O benefício tem o valor de R$ 200. A seleção foi feita de acordo com um corte de perfil para atender aos mais carentes e levou em conta as diferenças de regionalidades de cada município.

O auxílio faz parte do Programa de Assistência Estudantil que propõe empreender aos alunos o direito de integração ao meio acadêmico através de uma atenção diferenciada, oportunizando recursos para os graduandos, como o Programa de Apoio Pedagógico e Bolsa Trabalho.

Na ocasião estiveram presentes Amélia de Sousa Leitão, assistente social que desenvolveu o projeto; Suelênia Maria Reis, chefe do departamento de Assistência Social ao Graduando (DAAG); o pró-reitor de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários (PREX), Marcelo de Sousa Neto; o vice-reitor Nouga Batista e o reitor da Uespi, Carlos Alberto Pereira. Os três últimos gestores fizeram questão de ressaltar a importância dessa ajuda financeira à vida acadêmica dos estudantes, uma vez que eles também vivenciaram tal realidade durante a academia.

O pró-reitor da PREX, Marcelo de Sousa, comentou que o objetivo foi levar a proposta a todas as unidades da Uespi em um curto período de tempo e falou também sobre as críticas recebidas. “As críticas vieram para somar de forma positiva. Em pouco tempo, a proposta estará impregnada à realidade universitária, pois esse é um compromisso de responsabilidade administrativa e social”. Para ele, esse é apenas um projeto piloto e deverá ser repensado junto ao Bolsa Trabalho.

Segundo o reitor da Uespi, Carlos Alberto, o intuito é substituir aos poucos o Bolsa Trabalho pela Bolsa Monitoria, a fim de que o estudante possa trabalhar justamente na área em que está estudando, e não apenas em algum setor administrativo da universidade. Ele explicou que todos esses auxílios estão dentro de um programa maior. “Com a adesão da Uespi ao Sistema de Seleção Unificado (SiSU), e consequente entrada no PNAES (Programa Nacional de Assistência Estudantil), os estudantes indeferidos no Auxílio Moradia hoje, poderão ser adicionados a longo prazo à medida que os recursos forem chegando à universidade”, alertou.

A estudante Raíssa Amâncio, natural de Urbano Santos (MA), veio morar em Teresina este ano e está no primeiro período do curso de Turismo. Ela conta que a bolsa já é uma grande ajuda aos seus pais que a mantém aqui. “É um primeiro passo para arcar com as despesas gerais”, disse.

O reitor informou que é uma satisfação estar ajudando os alunos contemplados com o programa, e que os estudantes que fazem parte do projeto terão que estar sempre com boas notas.

Com informações do Governo do Estado do Piauí

 

Tags:

 
 

Sobre o Autor

Mais notícias de

 

 

 

Adicionar um comentário

required

required

optional