A adesão ao programa possibilitou aos municípios o recebimento de incentivo financeiro fixo mensal por equipe de Saúde da Família/Saúde Bucal
Com o objetivo de promover mais saúde e melhorar a qualidade de vida dos piauienses, o Governo do Estado investe em programas de prevenção e já alcança mais de três milhões de pessoas, por meio do Programa Saúde da Família (PSF). O número representa uma cobertura de 96,27% da população do Piauí, a maior abrangência do Brasil.
Todos os municípios piauienses possuem equipes do PSF, compostas por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde. Segundo a coordenadora de Gestão da Atenção Básica, Luciana Sena Sousa, mais de 12 mil profissionais atuam no trabalho preventivo no Estado.
“As equipes realizam ações de promoção e proteção à saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos e manutenção da saúde a partir de uma atenção integral que impacte na situação e nos determinantes de saúde das comunidades”, esclarece a coordenadora, enfatizando que o programa observa, ainda, critérios de vulnerabilidade e resiliência.
De acordo com a gerente de Atenção Básica, Cassandra Pereira Borges Costa, apesar da cobertura de quase 100% no Estado, alguns municípios ainda possuem teto para credenciamento de mais equipes de Saúde da Família e Saúde Bucal. “Mensalmente, a Gerência de Atenção Básica recebe solicitações de municípios com demandas, que são encaminhadas para credenciamento e posterior ampliação das equipes”, ressalta.
O PSF busca induzir a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade da atenção básica, com garantia de um padrão de qualidade comparável nacional, regional e localmente. A adesão ao programa possibilitou aos municípios o recebimento de incentivo financeiro fixo mensal por equipe de Saúde da Família/Saúde Bucal, conforme explica a gerente de Atenção Básica.
“Os incentivos e investimentos proporcionaram melhoria da infraestrutura de unidades de saúde em quase todos os municípios do Estado, o que ajudou no fortalecimento e valorização da atenção básica, bem como na melhoria do processo de trabalho de profissionais e da assistência prestada à população”, finaliza Cassandra Costa.
Com informações do Governo do Estado do Piauí