O órgão também estará presente no Corso, no sábado (2), com a distribuição de panfletos informativos e preservativos para os foliões.
Com a campanha Antes de pular o carnaval dê um pulo no Hemopi, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Piauí (Hemopi) visa conscientizar a população e promover a doação de sangue para reabastecer o banco de sangue da unidade. O órgão também estará presente no Corso, no sábado (2), com a distribuição de panfletos informativos e preservativos para os foliões.
Segundo a assessoria do Hemopi, o estoque de sangue da unidade está abaixo da média. Para incentivar a doação, a campanha no carnaval terá início na segunda-feira (4), com a presença do Rei Momo e da Rainha do Carnaval 2013, a partir das 8 horas e, também, a distribuição de camisetas.
Além de Teresina, os municípios de Parnaíba, Picos e Floriano, também realizam a campanha. Nessas localidades estão concentrados hemocentros regionais, que receberão bolsa de sangues e eventos de promoção à doação.
O Hemopi atende para doações de sangue de segunda a sábado das 7h às 18h, inclusive nos feriados. E fica situado na Rua Primeiro de Maio, 235/S, ao lado do Hospital Getúlio Vargas.
Doadores
Para doar sangue é necessário estar se sentindo bem (ter dormido pelo menos 6h na noite anterior a doação), não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, estar alimentado e apresentar documento oficial com foto. Homem pode doar a cada 2 meses e 4 doações em um ano e mulher pode doar a cada 3 meses e 3 doações ao ano.
Com informações do Hemopi.