Há dez anos temos no Brasil leis que tratam da adequação dos espaços públicos às pessoas com necessidades especiais. Regulamentada em 2004, essa legislação ainda deixa muito a desejar em seu cumprimento. O prazo limite para a adequação era 2007, mas as cidades brasileiras não se prepararam para esse passo importante em favor da cidadania.
O poder público até tem fiscalizado e punido quem não cumpre a lei da acessibilidade, porém não dá exemplos relevantes de que faz a sua parte. Sabe-se que existem projetos, planos e boas intenções nesse sentido, mas há muita lentidão na execução, numa demonstração clara do descaso e da falta de respeito ao cidadão.
Moradores do bairro Ilhotas, que residem na Rua São Lorenzo com a Avenida Ferroviária estão inconformados com tanto descaso, pois lá reside seu Fernando Ferreira cadeirante, enfrenta vários obstáculos para poder se locomover e senti falta da acessibilidade em Teresina, outro problema é a iluminação pública está em estado precário. Eles pedem ao Prefeito que em seus projetos futuro dê mais atenção também à acessibilidade dos Teresinenses.
Fontes: Jornal O povo
[nggallery id=242]
Fotos: Joselito Andrade.