O CEIR (Centro Integrado de Reabilitação) é uma referência na reabilitação de pessoas com deficiência física ou motora. Ele existe porque acredita na reabilitação e na superação da pessoa com deficiência, acredita nas suas potencialidades e, por isso, trabalha para reintegrá-la na sociedade, no mercado de trabalho e na sua família.
Aqui é desenvolvido todo um trabalho, através de uma equipe multidisciplinar, onde são oferecidos os recursos clínicos para adaptação, readaptação e reabilitação à sua condição física.
Além de ofertar todos os tratamentos num único lugar, com profissionais capacitados, técnicas modernas e equipamentos de última geração, o CEIR tem o diferencial de priorizar a humanização no atendimento. Antes de enxergarmos o paciente, nós enxergamos a pessoa. E isso faz toda a diferença.
O Centro Integrado de Reabilitação (CEIR) foi inaugurado no dia 05 de maio de 2008, pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e pelo governador do Piauí, Wellington Dias. Parte do Complexo Estadual de Reabilitação em Saúde e Educação Daniely Dias, a instituição foi contemplada com o objetivo de realizar atendimentos de média e alta complexidade voltados para pessoas com deficiência.
Construído nos moldes da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), o Centro Integrado de Reabilitação (CEIR) faz parte da Rede Estadual de Reabilitação. Em conjunto com o Centro Integrado de Educação Especial (CIES), forma o Complexo Estadual de Reabilitação em Saúde e Educação Daniely Dias e assiste pessoas com deficiência, tanto na área de saúde como no segmento educacional, permitindo um acompanhamento integrado, múltiplo e completo de cada paciente atendido.
O Centro Integrado de Reabilitação (CEIR) é uma iniciativa da Secretaria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência (SEID) e é gerida pela Associação Piauiense de Habilitação, Reabilitação e Readaptação (Associação Reabilitar).
Contemplada com o intuito de oferecer um atendimento muito e interdisciplinar, o Centro Integrado de Reabilitação (CEIR) oferta diversos serviços: arte-reabilitação, enfermagem, especialidades médicas, fisioterapia, fonoaudiologia, hidroterapia, musicoterapia, nutrição, odontologia, oficina ortopédica, pedagogia, psicologia, reabilitação desportiva, serviço social e terapia ocupacional, além de manter clínicas de amputados, de doenças neuromusculares, de lesão medular, de lesões encefálicas adquiridas (LEA), de malformações congênitas, de mielomeningocele, de paralisia cerebral e de poliomielite.
[nggallery id=239]
Fotos: Joselito Andrade