Associação Reabilitar leva palestras sobre AVC a empresas de Teresina

O objetivo é alertar a população para os cuidados para evitar a doença.

O Acidente Vascular Cerebral é uma das principais causas de mortes no País. De acordo com o banco de dados do Sistema Único de Saúde – DataSUS, a taxa de mortalidade específica é de 64,8 para cada 100 mil pessoas no Piauí, colocando o Estado como o terceiro maior índice do país.

É possível prevenir AVC, conhecido popularmente por derrame. E é com o objetivo de alertar a população para os cuidados para evitar a doença que o Projeto Pense Bem AVC leva às empresas palestras de conscientização. Nesta quinta-feira (24), a partir das 8 horas, os funcionários da Supriforms Tecnologia, situada na zona Norte, receberão informações sobre como evitar o Acidente Vascular Cerebral da equipe do Pense Bem.

De acordo com a colaboradora do projeto, Mary Ângela Canuto, a prática de hábitos saudáveis, como não fumar, não beber, ter alimentação saudável e se exercitar rotineiramente é a única forma de prevenir a doença. “A hipertensão e a diabetes mal controladas são fatores de risco para o AVC. Então, além de ter hábitos de vida saudável, é necessário controlar essas doenças”, explica.

As palestras de conscientização e prevenção nas empresas fazem parte do Projeto Pense Bem AVC, desenvolvido pela Associação Piauiense de Habilitação, Reabilitação e Readaptação – Associação Reabilitar. Em 2012, o projeto levou conscientização a escolas, empresas e comunidades de Teresina. Foram visitadas, ainda, seis cidades do interior do Estado e realizadas 26 palestras para um público de mais de duas mil pessoas.

Este ano, a equipe Pense Bem, formada por médicos e enfermeiros especializados, começa nas empresas o ciclo de palestras sobre prevenção, diagnóstico e tratamento. Conforme a colaboradora Cristiane Rocha, a expectativa é que o número de pessoas multiplicadoras de informação atingidas pelo projeto seja ainda maior. “Vamos construir uma rede de conscientização nas empresas, escolas e comunidades sobre a importância da prevenção ao AVC”, finaliza.

Com informações do Governo do Estado do Piauí.

 

 

Tags:

 
 

Sobre o Autor

Mais notícias de

 

 

 

Adicionar um comentário

required

required

optional