Evento será de 30 de maio a 8 de junho, no campus da UFPI em Teresina. Palestras, oficinas, bate-papo literário e apresentações integram programação.
As inscrições para o 17º Seminário Língua Viva estão abertas e as vagas são limitadas. O evento será realizado paralelo ao Salão do Livro do Piauí (Salipi) e acontece de 30 de maio a 8 de junho, no campus Petrônio Portella da Universidade Federal do Piauí (UFPI), na Zona Leste de Teresina.
Palestras, oficinas, bate-papo literário e apresentações artísticas integram a programação do Seminário, que consta de 70 horas/aula e é voltado para estudantes, escritores, jornalistas, professores e estudiosos de um modo geral. Os interessados em participar devem procurar com antecedência a sede da Fundação Quixote, localizada na rua David Caldas, nº 231, Centro da cidade. O horário de funcionamento é de 8h às 12h e das 14h às 17h.
Entre as atrações, o evento contará com a palestra ‘Escrever: o exercício da solidão’, ministrada por Eric Nepomuceno (SP), jornalista, escritor e tradutor do espanhol, é o autor brasileiro que mais enfatiza a história latino-americana.
Este ano, o Salipi homenageia o teatrólogo piauiense José Gomes Campos e ao centenário de morte do escritor Augusto dos Anjos. Dentre as atrações já confirmadas, o Salão traz o francês Yves de La Taille, que vai apresentar palestra sobre o tema ‘Moral, Ética e Contemporaneidade’, além de escritores renomados da Literatura brasileira, como o jornalista Laurentino Gomes, autor de 1808, e Fabrício Carpinejar, cronista que foi um dos grandes sucessos da edição passada do Salão.
Homenageado
O professor, daramaturgo e filósofo Gomes Campos é natural da cidade de Regeneração. Ele é considerado o pai do teatro moderno no Piauí, com premiações em níveis estadual e nacional e autor da peça ‘O Auto do Lampião no Além’, que lhe deu o prêmio de autor revelação no 5º Festival Nacional de Teatro dos Estudantes, no Rio de Janeiro, em 1968.
O piauiense tem outras autorias famosas como O Bumba-Meu-Boi, A Morte de Quincas Berro D’água, O Cabeça-de-Cuia e Auto do Lampião no Além, além de participações nos livros A Nova Dramaturgia Piauiense (1989) e Dramaturgia Piauiense (1998).
Com informações do Governo do Estado do Piauí