A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) está discutindo a instalação do seu primeiro Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT). A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Prop) é a responsável pelo projeto que dará origem ao setor. O NIT será o responsável por patentear e assegurar a produção intelectual de obras científicas, literárias, artísticas entre outras, de projetos desenvolvidos tanto por docentes da universidade como de outras instituições.
Com a criação do NIT, a Uespi vai poder apoiar e zelar ainda mais pela manutenção da política institucional de estímulo à proteção dos pesquisadores públicos, das criações, licenciamento, inovações e outras formas de tecnologia.
“Toda instituição de ensino do porte da Uespi necessita de um NIT. Ele vai dar proteção, por lei, às ideias e criações desenvolvidas originalmente por pesquisadores e estudiosos”, explica Reginaldo da Silva Santos, coordenador de Pesquisa da Prop. “Isso também ajuda a fortalecer o nome da Uespi, uma vez que ela passará a ser detentora de patentes. Normalmente os professores daqui levam seus projetos para serem patenteados em outras instituições que já têm NIT”. Com a efetivação desse setor, a Uespi também vai poder participar de editais específicos de pesquisa que exigem da universidade um Núcleo de Inovação Tecnológica.
A previsão é que o NIT da Uespi esteja em funcionamento ainda esse ano. O projeto está em fase de tramitação. Nos últimos dia 11 e 14 de abril aconteceram duas reuniões com membros do Comitê Interno de Pesquisa da Uespi (composto por docentes de diferentes áreas de ensino, eleitos por seus colegas de curso). As reuniões aconteceram no Auditório Central do Geratec (Central do Núcleo Interinstitucional de Estudo e Geração de Novas Tecnologias.
“Só poderíamos mandar esse regimento depois da análise de todos os seus parágrafos e incisos juntamente com todos os membros de Comitê de Pesquisa. É importante absorver essas opiniões, pois o assunto interessa à toda a Uespi”, afirma Reginaldo Santos.
Com informações do Governo do Estado do Piauí