Estão previstas a instalação de mais seis espaços
Com o objetivo de institucionalizar as políticas de juventude, o Governo do Estado e as prefeituras vêm investindo nas Casas da Juventude, espaços onde os jovens podem discutir ações juntamente com o poder público. Cada espaço possui capacidade de atender uma média mensal de 1.200 jovens.
Atualmente, esses espaços para a juventude foram implantados em 12 municípios piauienses, sendo: Paulistana, Parnaíba, Santa Cruz do Piauí, Santo Inácio, José de Freitas, Monsenhor Gil, Picos, Landri Sales, Antônio Almeida, Pio IX, Cajazeiras e Castelo do Piauí. “Doze casas já foram inauguradas e, até o início de maio, o Piauí ganhará mais duas casas, uma em Wall Ferraz e outra em Manoel Emídio. E estão previstas ainda, espaços para a juventude em: Jerumenha, Luís Correia, Cajueiro da Praia e Barras”, afirma Plínio Dumont, coordenador da Juventude.
As Casas da Juventude contam com diversos equipamentos incluindo laboratórios de informática, auditório e sala para reunião, recepção, além de espaço voltado para o esporte e a realização de atividades culturais. Nesses espaços são realizados cursos de capacitação para jovens, além de atividades artísticas e esportivas. A estrutura desses prédios é montada pelo Governo do Estado e as atividades desenvolvidas nesses espaços são realizadas através de parcerias com as Prefeituras locais.
Desse modo, nesses espaços, os jovens desenvolvem um diálogo entre sociedade civil e poder público na execução de políticas públicas. “As atividades desenvolvidas nesses espaços são pautadas no protagonismo e valorização da juventude. Dentre outras ações, as Casas da Juventude contribuem para o fomento da criação do Conselho Municipal de Juventude”, comenta Plínio Dumont.
Ainda de acordo como o coordenador, “para adquirir uma Casa da Juventude o município precisa manifestar interesse e possuir uma pasta específica para trabalhar as políticas de juventude”, conta.
Com informações do Governo do Estado do Piauí