O Projeto Pégaso visa trabalhar aspectos de ordem comportamental e emocional dos educadores sociais dos centros de atendimento socioeducativo.
Foi lançado, nesta terça-feira (1º), no Centro Educacional Masculino (CEM), o Projeto Pégaso, que visa trabalhar aspectos de ordem comportamental e emocional dos educadores sociais dos centros de atendimento socioeducativo vinculados à Secretaria da Assistência Social e Cidadania. De acordo com a psicóloga Dulce Maria Rocha de Neiva, gerente de Pessoal da Sasc, a intenção é estabelecer um espaço de escuta e reflexão com o fim de empreender mudanças positivas nas relações estabelecidas no ambiente de trabalho, promovendo integração e mais saúde.
A secretária Mary Santos ressaltou a importância do projeto e disse que é preciso estabelecer um ambiente amistoso, de muito respeito e compreensão com os colegas de trabalho. Na oportunidade, ela destacou também a importância do educador social como profissional no processo de ressocialização dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa. O diretor de Atendimento Socioeducativo da Sasc, Herbert Neves, disse que o trabalho dos educadores sociais é por demais estressantes e esse projeto vai contribuir para melhorar essa situação.
O Projeto Pégaso funcionará em encontros semanais, previamente marcados, mas com participação espontânea. Dulce Neiva explica que os temas que serão trabalhados em cada encontro surgirão das falas dos participantes e começarão sempre com duas perguntas: O que mais tocou você nesta semana? Qual fato vivenciado por você durante a semana foi mais marcante ou significante? Por fim, dinâmicas de grupo serão realizadas para mobilizar emoções e afetos, auxiliando na reflexão dos conteúdos que emergirem.
Com informações do Governo do Estado do Piauí