Prefeitura disponibiliza salas de vacina contra o sarampo nos fins-de-semana

sarampoA meta do Município é alcançar 57.140 crianças.

Teresina deverá abrir 29 salas de vacina neste final de semana por conta da intensificação da vacinação contra o sarampo. O chamado às unidades de saúde é para pais e responsáveis de crianças de 6 meses a menores de 5 anos. A meta do Município é alcançar 57.140 crianças, indiscriminadamente, até aquelas que já tomaram a vacina deverão receber a dose da tríplice viral novamente.

Durante a semana as salas de vacinas das unidades básicas de saúde e hospitais municipais funcionarão normalmente, mas nos finais de semana de 22 e 23 de fevereiro e 8 e 9 de março, 29 salas de vacina funcionarão espalhados pelas quatro zonas da cidade.

A tríplice viral protege contra sarampo, caxumba e rubéola e está inserida no calendário normal de vacina. No entanto o reforço agora deve-se a recomendação do Ministério da Saúde por conta de casos já registrados este ano nos estados do Ceará e Pernambuco. Capitais e algumas cidades da região Nordeste estão fazendo o trabalho de reforço da vacina contra o sarampo. “Teresina não apresenta casos contraídos na própria cidade desde 1999, queremos manter esse índice e mais ainda impedir que nossas crianças da faixa etária contemplada com o reforço  estejam  protegidas caso  viagem para os lugares onde já existe o registro atual da doença”, declarou o presidente da Fundação Municipal de Saúde Luiz Lobão.

A DOENÇA

O sarampo é uma doença infecto-contagiosa provocada pelo Morbili vírus e transmitida por secreções das vias respiratórias como gotículas eliminadas ao espirrar, tossir, falar ou respirar. Seus sintomas são febre alta, coriza, conjuntivite e pequenos pontos vermelhos na pele, mas ela pode evoluir com complicações como otite média com possibilidades de pneumonias, meningite e sequelas graves.

“Ao surgir algum dos primeiros sinais, a recomendação é procurar de imediato os serviços de saúde, pois a investigação precisa ser feita nas primeiras 24 horas para que possamos realizar o bloqueio caso se confirme a suspeita da doença”, alerta Lobão.  “A vacina é a principal forma de prevenção da doença. É preciso estarmos atentos”, finaliza.

SALAS DE VACINA QUE FUNCIONARÃO ALÉM DOS DIAS UTÉIS, TAMBÉM, NOS FINAIS DE SEMANA

DRS     DATA   LOCAL

Centro/ Norte                Hospital Primavera

Hospital Mocambinho

22/02/14 a 23/02/2014   Hospital Infantil

Hospital Buenos Aires

08/03/2014 e 09/03/2014           Hospital São Carlos Barromeu

Hospital Mariano Castelo Branco

Hospital Matadouro

DRS     DATA   LOCAL

Sul                   USB Cristo Rei

USB Vila Irmã Dulce

22/02/14 a 23/02/2014   USB Portal da Alegria

USB Nossa Senhora da Paz

USB Mario Covas

USB Saci

08/03/2014 e 09/03/2014           USB São Pedro

Hospital do Parque Piauí

Hospital do Promorar

DRS     DATA   LOCAL

Leste                USB Felix Francisco

USB Planalto Ininga

USB Santa Barbara

USB Vila Bandeirante

22/02/14 a 23/02/2014   USB Piçarreira

Hospital do Satélite

Sudeste                       USB Gurupi

USB Renascença

USB Novo Horizonte

USB Usina Santana

08/03/2014 e 09/03/2014           USB Padre Mário Rocchi

Hospital do Dirceu

CIAMCA

Com informações da Prefeitura  Municipal de Teresina.

 

Tags:

 
 

Sobre o Autor

Mais notícias de

 

 

 

Adicionar um comentário

required

required

optional