SEMEC implantou a Alfabetização Intensiva, direcionada para turmas de 4º e 5º ano do Ensino Fundamental e a Pré-Escola.
Intensificando as ações a favor da alfabetização, a Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) está implementando uma série de novos programas que devem apoiar as escolas na superação de desafios como infrequência dos alunos e reprovação. Entre as novidades que já começam a valer este ano, estão a Alfabetização Intensiva, direcionada para turmas de 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, e a Pré-Escola, instituída para crianças de Educação Infantil.
Durante toda a semana, diretores, coordenadores, professores e equipe técnica da Secretaria estiveram reunidos com um representante do Instituto Alfa e Beto para discutirem as melhores estratégias de desenvolvimento dos novos programas. Em uma construção coletiva, os segmentos responsáveis pela educação municipal avaliaram de forma ampla o processo de alfabetização dos alunos.
Segundo a coordenadora de Programas da SEMEC, Giovana Saraiva, a decisão é de estar presente na rotina da escola, acompanhando todos os resultados de perto, incluindo aspectos estruturais e de gestão. “Estamos cumprindo a função de participar efetivamente do desempenho escolar de cada aluno”, destaca Giovana.
Com a nova proposta, crianças não-alfabetizadas serão reunidas em grupos menores e acompanhadas por profissionais, recebendo atenção especial. A meta é alfabetizar todas na idade certa, com habilidades de leitura e escrita quando ainda pequenas.
Com informações do SEMEC.