Na reunião ficou definido que o evento esse ano deve contar com o Camarote da Acessibilidade.
Na manhã desta segunda feira (03), o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONADE-TE), vinculado à Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social (SEMTCAS), reuniu-se com representantes da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chave (FMCMC) e Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (STRANS), para definir estratégias de participação e um melhor acesso das pessoas com deficiência ao Corso de Teresina.
Na reunião ficou definido que o evento esse ano deve contar com o Camarote da Acessibilidade. O local será estrategicamente montado com rampas de acesso em uma área na qual o usuário possa assistir de forma confortável a passagem de todos os caminhões que irão desfilar no Corso.
“Nossa intenção é escutar e atender as demandas do Conselho. Este ano iniciaremos com novidades para esse público, o Camarote da Acessibilidade, para que todos possam participar efetivamente dessa grande festa popular que é o Corso de Teresina”, afirma Carlos Rocha, superintendente executivo da FMCMC.
Além do camarote será disponibilizado também um caminhão da acessibilidade, que vai desfilar na avenida com a capacidade para atender cerca de vinte e cinco cadeirantes. O carro será todo decorado nas cores do Brasil e desfilará com o tema: “Dê um chute no preconceito e um golaço na acessibilidade”.
“A acessibilidade no local é importante para que as pessoas com deficiência tenham também a oportunidade de participar do corso, mas é necessário também que delimitemos quantidades para que a segurança dessas pessoas seja garantida”, esclarece o presidente do CONADE, Antenilton Marques.
O corso será realizado no dia 22 de fevereiro, com largada às 15h, a partir do início da Avenida Marechal Castelo Branco, no balão próximo ao CFAPI. Desse ponto o corso segue pela avenida até o balão em que a Marechal cruza com a Avenida Duque de Caxias. Nesse local é encerrado o espaço de concentração e começa o percurso oficial do corso. Ele segue pela Avenida Duque de Caxias, retorna pela Avenida Petrônio Portela, atravessando a Ponte da Primavera e prosseguindo pela Avenida Raul Lopes. O trajeto percorrerá também toda a avenida Cajuína acabando no balão de acesso a Ponte Wall Ferraz, onde será a dispersão. Ao todo serão cerca de 12 km de percurso.
Com informações da Prefeitura Municipal de Teresina.