Diretor afirma que frequência de doações reduziu em 40%. Estoques dos tipos A+ e O+ estão completamente esgotados.
A queda no número de doações está comprometendo o estoque de bolsas de sangue e de plaquetas no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi). Segundo o diretor do Hemopi, Antônio Lages, a redução de aproximadamente 40% nas doações realizadas do final de 2013 e neste mês de janeiro levou os estoques a um número alarmante.
“A redução nas doações em conjunto com o aumento no número da demanda levou nosso estoque a praticamente zerar. Os estoques dos tipos A+ e O+, que são os mais requisitados, são os mais afetados. Os dois tipos estão com os estoques completamente esgotados”, relatou.
Ainda de acordo com o diretor, a situação coloca o Hemopi em estado de alerta para conseguir atender os casos e urgência e emergência, além de comprometer a realização de procedimentos cirúrgicos.
A doação de sangue é um procedimento simples e os interessados precisam atender apenas alguns requisitos. Entre eles: ter entre 16 anos e 69 anos (menor de 18 anos apresentar Termo de Consentimento assinado pelo responsável); ter mais de 50 Kg e não ter ingerido bebida alcoólica no dia anterior a doação, além de estar em jejum para a realização do procedimento.
Com informações do G1