Pele renovada e disposição: conheça os benefícios de dormir bem

drmirNoites bem dormidas evitam cansaço e irritação

Quando não sobra tempo, é ele que sofre. Quando a noite promete, ele cede também. Preocupações ou alegrias? Mais uma vez, o sono dá licença para vivermos cada uma das mais intensas emoções. Mas, de tão compreensivo, acaba faltando o tempo dele: as famosas oito horas todas as noites.

Na verdade, a indicação de tempo ideal para dormir varia. Geraldo Cavalcanti, médico ortomolecular especializado em envelhecimento saudável do DOM Medicina Personalizada, explica que, no geral, as pessoas precisam de 6 a 8 horas por dia, mas individualmente isso pode variar – para mais ou menos.

“Mesmo que dormir mal por uma noite não afete a sua saúde, essa deficiência de sono será muito sentida no dia seguinte: uma noite mal dormida interfere em todas as tarefas do dia-a-dia, desde o humor da pessoa até a sua produtividade no trabalho. Irritação, cansaço, sonolência e instabilidade emocional para enfrentar uma rotina estressante são alguns problemas enfrentados por quem dorme pouco”, diz.

Outros problemas elencados pelo médico para quem dorme menos do que deveria são baixa imunidade e até graves transtornos psiquiátricos. E é preciso estar atento, porque esses problemas são mais comuns do que parecem. “O Brasil é um dos principais consumidores dos medicamentos de tarja preta [hipnóticos ou indutores do sono] do mundo”, diz Geraldo.

Sono da beleza

Além dos problemas de saúde, que interferem diretamente no bem-estar e na disposição em encarar o cotidiano, dormir mal também é um vilão da aparência! A dermatologista Anamélia Frizzera aponta que os hormônios do crescimento (GH), por exemplo, sintetizados durante o sono, renovam as células mortas do corpo.

Além de descanso e disposição, uma boa noite de sono pode proporcionar uma melhora na pele. É durante a noite que as células se renovam, descansam, organizam suas funções, reparam e reequilibram os estragos do dia, como efeitos do sol, vento e poluição”, diz. Outro hormônio produzido à noite é melatonina, que tem ação antirradical livre – ou seja, previne o envelhecimento. Até no cabelo uma boa noite de sono tem efeitos positivos.

Anamélia também diz que há diferenças no metabolismo das pessoas que acordam cedo para o das que dormem até tarde. “Quando dormimos, a temperatura do corpo diminui e começamos a produzir hormônios de crescimento. Se dormirmos durante a noite, no escuro, produzimos a melatonina, responsável por comandar o ciclo do sono e fazer com que sua qualidade seja melhor, que seja mais profundo”. Já quem dorme de madrugada e acorda quando o dia está claro, cria um hábito que vai se tornando cada vez mais difícil de mudar.

Com informações do G1

 

Tags:

 
 

Sobre o Autor

Mais notícias de

 

 

 

Adicionar um comentário

required

required

optional