Prefeitura emite alerta sobre casos de sarampo.

Sem sarampoA Fundação Municipal de Saúde de Teresina emitiu um alerta sobre a ocorrência de de 103 casos de sarampo em Pernambuco. A preocupação é porque a região onde ocorre o surto é próxima da divisa com o Piauí e, com as férias, há probabilidade de infecção de piauienses.

Não há registros de casos de sarampo contraído na própria capital desde 2009. Em 2011, um adulto foi acometido em viagem internacional e chegou a Teresina doente.

Segundo a diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba, os pais devem ficar atentos quanto ao cartão de vacinação das crianças. “A principal forma de prevenir o sarampo é a vacinação, por isso pedimos que todos verifiquem os cartões de seus filhos e assegurem que eles estejam em dia”, diz.

Até um ano de idade a criança deve tomar a vacina trivalente viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. E até o mês de dezembro de 2013, os meninos e meninas de 15 meses que já foram imunizados com a tríplice viral podem tomar a dose de tetraviral, que imuniza contra sarampo, caxumba, rubéola e catapora. As vacinas estão disponíveis em todas as unidades de saúde do município e são gratuitas.

A Fundação Municipal de Saúde pede que a qualquer suspeita da doença a população e os profissionais de saúde devem informar imediatamente através dos telefones 3215-7711, 3215-7735 ou 3215-7736.

Os sintomas do sarampo são febre alta, coriza, conjuntivite e pequenos pontos vermelhos na pele. A transmissão do sarampo se dá por meio das secreções das vias respiratórias, eliminadas ao espirrar, tossir, falar ou respirar. A doença pode ocasionar ainda pneumonia, otite, diarreia e doenças neurológicas.

É importante que os casos sejam detectados nas primeiras 24 horas para que possa ser feito um bloqueio, impedido a infecção de outras pessoas.

Com informações do  Portal180graus

 

Tags:

 
 

Sobre o Autor

Mais notícias de

 

 

 

Adicionar um comentário

required

required

optional