As consultas são gratuitas e acontece até 15h no Hospital Getúlio Vargas. Médicos dizem que a maioria dos casos de câncer de pele pode ser evitado.
Neste sábado (30) acontece o Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele e por conta disso, centenas de pessoas estiveram no Hospital Getúlio Vargas em busca de atendimento. As consultas são gratuitas e acontecem até 15h.
Segundo a médica Fernanda Ayres de Morais, um dos objetivos da campanha é conscientizar a população quanto a importância da proteção solar e do diagnóstico precoce do câncer de pele.
A dona de casa Luzia Edileuza Pereira contou que apareceram duas manchas na pele de sua mãe Erminia e isso lhe serviu de alerta. “A médica disse que ela poder ter pegado câncer de pele porque esteve exposta ao sol quando trabalhou na roça. Isso aconteceu porque naquela época as pessoas não tinham como se proteger dos raios solares”, disse Luzia Pereira. As manchas de dona Erminia foram avaliadas por este um especialista. A família aguarda o resultado dos exames.
Os especialistas alertam que a maioria dos casos de câncer de pele pode ser evitado e para isso bastante ter cuidados simples como, por exemplo, usar o protetor solar. A prevenção e estimo ao diagnóstico precoce são temas uma campanha nacional promovida pela sociedade brasileira de demartologia.Na última mobilização pelo menos 10% das pessoas atendidas foram diagnosticada com câncer de pele e 70% afirmaram não usar nenhuma proteção contra os raios solares.
A maior quantidade de casos ainda é registrada entre o público masculino, mas os médicos alertam que quanto mais rápido for o diagnóstico, maiores são as chances de cura. “O câncer de pele pode ser curado por meio de uma cirurgia. Se o diagnóstico ocorre antecipadamente, a cura pode vir por meio do processo cirúrgico”, afirmou o dermatologista Lauro Rodolfo Lopes.
Com informações do G1.