Concurso Mestre Expedido de Presépios será lançado na Estaiada

AcessepiauiO Mirante da Ponte Estaiada, famoso cartão postal de Teresina, será palco na noite de hoje (26) da abertura oficial do Concurso Prêmio Mestre Expedito de Presépios, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Economia Solidária (Semest), da Prefeitura de Teresina. A abertura acontece às 19h. O Concurso faz uma homenagem à Mestre Expedito, artesão de destaque na arte santeira, nascido em 1933, em São Pedro do Piauí.

Segundo Olavo Braz, secretário da Semest, o objetivo do Concurso é divulgar e incentivar ações de economia solidária na capital, além de resgatar a tradição de montar presépios no natal. “Nossa intenção é promover a arte santeira do nosso estado, impulsionando a comercialização desses produtos e divulgando nosso artesanato”, afirma Olavo.

Os presépios ficarão em exposição de hoje (26) até o dia 13 de dezembro. Uma comissão julgadora, formada por personalidades teresinenses ligadas à arte e cultura, votará no presépio mais bonito, que será o ganhador do Concurso. Os três primeiros colocados receberão premiação: o primeiro lugar ganhará um notebook, o segundo ganhará um tablet e o terceiro uma máquina digital.

O resultado do Concurso será dia 16 de dezembro e a premiação no dia 18. No local também será colocada uma urna onde os visitantes poderão votar no presépio que acharem mais bonito.

PRESÉPIOS

Presépio, na língua portuguesa, designa o local onde se recolhe o gado ou o estábulo. O presépio é uma referência cristã que remete para o nascimento de Jesus numa gruta de Belém, na companhia de José e Maria. Conta a bíblia que, depois de muito tempo à procura de um lugar para abrigar o casal, que se encontrava em viagem por motivo de recenseamento de toda a Galileia, José e Maria tiveram que pernoitar numa gruta ou cabana nas imediações de Belém, onde nasceu o menino Jesus, numa manjedoura destinada a animais e foi reconhecido, no momento do nascimento, por pastores da região e pelos Reis Magos, vindos do oriente, guiados por uma estrela, que teriam oferecido ouro, incenso e mirra à criança.

Com informações do AcessePiauí

 

Tags:

 
 

Sobre o Autor

Mais notícias de

 

 

 

Adicionar um comentário

required

required

optional