Ceir promove atividades preventivas na Semana de Combate ao AVC no PI

ceirDia mundial de combate ao AVC contará com programação especial. Atendimentos de saúde serão realizados no Shopping da Cidade, em Teresina.

O Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) e a Associação Reabilitar iniciaram nesta segunda-feira (28) a Semana de Combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), em Teresina. A mobilização faz parte das atividades do Projeto Pense Bem AVC e conta com aulas preventivas em escolas e faculdades, além de orientações e serviços de saúde gratuitos à população.

A iniciativa é para lembrar o Dia Mundial de Combate ao AVC, celebrado nesta terça-feira (29). Na data, as enfermeiras do Projeto Pense Bem AVC e alunos de instituições de ensino parceiras estarão no Shopping da Cidade, Centro da capital, dando orientações e realizando, gratuitamente, atendimentos de saúde, como aferição de pressão arterial, peso, altura e circunferência abdominal. A atividade será das 9h às 12h e de 15h às 17h.

“O descontrole de doenças como diabetes e hipertensão, além da obesidade e do colesterol alto, são alguns dos fatores de risco. É preciso esclarecer à população que o AVC pode ser prevenido, tem tratamento e reabilitação”, destacou o neurocirurgião Benjamim Pessoa Vale, presidente voluntário da Associação Reabilitar.

Ainda na terça-feira (29), haverá distribuição de panfletos e atendimentos de saúde na Praça do bairro Poti Velho, zona Norte de Teresina. Além disso, a Semana de Combate ao AVC também realizará aulas preventivas em faculdades, escolas, hospitais e centros de convivência, durante todos os dias.

Sobre a doença
O AVC, doença também conhecida como derrame cerebral, é a principal causa de morte no Brasil. No Piauí, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) contabilizou 1.090 óbitos por conta da doença, no ano de 2011. Nos hospitais piauienses,1.843 pacientes foram internados após serem acometidos pelo problema. Deste total, a maioria é homem.

Quando não é fatal, a doença acarreta várias sequelas, como limitações físicas e alterações no sistema cognitivo, e faz com que a vítima tenha que passar por tratamento de reabilitação, como o que é ofertado no Ceir.

A doença ocorre devido à alteração na circulação cerebral. Os sintomas mais comuns são a perda de força muscular de um lado do corpo, fala enrolada, desvio da boca para um lado do rosto, sensação de formigamento no braço, dores de cabeça súbitas ou intensas, tontura, náusea e vômito.

Em casos de identificação desses sinais, a orientação é acionar imediatamente o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, pelo telefone 192. “O reconhecimento da ocorrência de um AVC e o atendimento rápido pode ser um diferencial entre a vida e a morte do paciente. Esta orientação é reforçada durante as palestras preventivas”, finaliza a enfermeira do projeto Cristiane Rocha.

Com informações do G1

 

Tags:

 
 

Sobre o Autor

Mais notícias de

 

 

 

Adicionar um comentário

required

required

optional