Na noite desta terça feira (22), moradores do bairro Aeroporto, Zona Norte de Teresina, fizeram uma manifestação contra a desapropriação das residências no entorno do aeroporto Senador Petrônio Portela.
A expropriação das famílias que moram próximas ao aeroporto será devido à ampliação proposta pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Segundo estima a prefeitura, cerca de 130 imóveis precisam ser retirados dos arredores do aeroporto.
A comissão de moradores e lideranças comunitárias do entorno do Aeroporto, que organizou a manifestação de hoje, afirma que famílias vivem no local há mais de 50 anos e que a retirada dessas famílias geraria prejuízos incalculáveis. “Não se pensa nos idosos que construíram uma vida nesse local, que saindo daqui serão psicologicamente afetado”
Segundo Senhor Pereira, integrante da Comissão, Firmino Filho, atual prefeito da capital, na gestão passada estava contra a desapropriação “O Firmino esteve com a gente quando Elmano falou em desapropriar, hoje ele (Firmino) é a favor da retirada das famílias”.
Os moradores afirmam que a desapropriação é desnecessária e que a medida é paliativa. “Eles vão fazer esse reforma, mas daqui a alguns anos vai ser necessário outra reforma, quantas famílias perderão suas casas a cada ampliação?”, indaga Sr. Anchieta Araújo, engenheiro civil, que compõe a comissão de moradores.
“O espaço físico do aeroporto não vai aumentar, eles querem tirar as residências somente por estética”, acrescenta Sr. Pereira, membro da comissão de moradores e lideranças comunitárias do entorno do aeroporto.
Com informações do Tv canal 13