Os delegados escolherão projetos transformadores e que possam ser realizados.
A Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) realizará, nos dias 17 e 18 de outubro, a II Conferência Estadual Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente. O evento acontece no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (Fiepi), a partir das 8 horas.
Participarão do evento delegado eleitos nas etapas regional e municipal representando cem escolas públicas de 54 municípios que apresentarão projetos a serem debatidos e selecionados para a etapa nacional.
Os delegados presentes escolherão quatro projetos, um para cada subtema (terra, água, fogo e ar) que considerarem mais relevantes, transformadores e que possam ser realizados. Os delegados que tiverem projetos eleitos, devem acompanhá-los para a etapa nacional, a Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA).
Conferência Nacional
A CNIJMA é um instrumento voltado para o fortalecimento da cidadania ambiental nas escolas e comunidades, a partir de uma educação crítica, participativa, democrática e transformadora. Ela se caracteriza como um processo dinâmico de encontros e diálogos, para debater temas propostos, deliberar coletivamente e escolher os representantes que levarão as ideias consensuadas para as etapas sucessivas.
A IV Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente terá como tema “Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis” e tem como objetivo fortalecer a educação ambiental nos sistemas de ensino, propiciando atitude responsável e comprometida da comunidade escolar com as questões socioambientais locais e globais com ênfase na participação social e nos processos de melhoria da relação ensino-aprendizagem, em uma visão de educação para a diversidade, inclusiva e integral.
A Conferência Nacional será o encontro de aproximadamente 700 delegados entre 11 e 14 anos, que já debateram o tema em suas escolas, nas Conferências Municipais ou Regionais e nas Conferências Estaduais. Na Conferência Nacional, esses jovens irão aprofundar a temática, socializar os projetos e participar de oficinas temáticas.
Com informações do Governo do Estado do Piauí