Jovens piauienses criam projetos para Mostra Nacional de Robótica

Evento acontece entre os dias 17 a 21 de outubro na cidade de Fortaleza. Entre as criações está uma luva sensorial para deficientes visuais.

Uma iniciativa que deu certo. Este é o resultado dos quatro projetos desenvolvidos pelos alunos do 4º ano do Ensino Médio do Curso Técnico de Eletrônica, Eletrotécnica e Informática do Instituto Federal do Piauí, que participarão da III Mostra Nacional de Robótica, que acontece entre os dias 17 a 21 de outubro, em Fortaleza.

Para o professor e orientador dos projetos Francisco Marcelino, a proposta surgiu como forma de incentivar os estudantes com ações que pudessem contribuir com a sociedade.

“Este é o segundo ano que alunos do IFPI participam da Mostra. No ano passado apresentamos a confecção de uma luva sensorial para deficientes visuais e ficamos entre os 20 melhores trabalhos na categoria ensino médio do Brasil 2012. Com esse projeto conquistamos uma bolsa de iniciação científica e ganhamos motivação para desenvolver novas pesquisas”, lembrou.

Ele destaca que os trabalhos científicos contribuem para o comportamento e desempenho dos alunos, com faixa etária dos 17 a 21 anos. Para Francisco Marcelino, a disciplina de automação conta com mais de 30 estudantes e quase todos participam de alguns dos quatros projetos desenvolvidos. Entre os destaques está o jovem cientista José Mario Veras de Pinho, criador da luva sensorial para deficientes visuais e aluno do IFPI de Parnaíba, que este ano voltará à Mostra de Robótica para apresentar uma versão melhorada e adaptada da sua pesquisa.

Já para as novatas no evento Paula Raíssa e Camila Rodrigues, ambas com 18 anos e alunas do IFPI em Teresina, o difícil é esconder a empolgação de participar de uma feira nacional. Elas e mais 14 pessoas criaram um sensor de estacionamento que envia informação à guarita sobre as vagas disponíveis no campus.

“Pensamos que com este projeto resolveríamos um problema da nossa instituição, que a falta de vagas no estacionamento. Com a instalação do sensor o motorista será avisado ainda na entrada da possibilidade de espaço, não precisando perder tempo”, explicam as estudantes.

Sobre o incentivo com a pesquisa, elas comentam nunca terem sido motivadas antes e aceitaram logo de primeira a proposta feita durante as aulas de automação de desenvolver um projeto científico. “Trabalhamos durante dois meses, mesmo nas férias nos encontrávamos para discutir detalhes do trabalho e esperamos ter um bom resultado na Mostra. A oportunidade também serviu para escolher um curso superior, vou tentar Engenharia Elétrica”, ressaltou Camila Rodrigues.

A aluna recentemente ganhou com sua equipe a competição robótica na Virada Geek, realizada em Teresina, ao construir um robô seguidor de linha. Ela disputou com estudantes das Universidades Federal e Estadual do Piauí.

Outros dois projetos criados pelos estudantes do ensino médio e que também serão levados para a Mostra Nacional de Robótica são: a bengala eletrônica e o projeto de plataforma robótica para transporte de carga magnum 300. O curso superior de Engenharia Mecânica também representará o estado com a apresentação do artigo sobre as simulações para robótica competitiva.

Com informações do G1

 

Tags:

 
 

Sobre o Autor

Mais notícias de

 

 

 

Adicionar um comentário

required

required

optional