Vagas são para setor administrativo e serão distribuídos em 28 cidades. Selecionados vão receber uma bolsa mensal no valor de um salário mínimo.
A Polícia Militar abriu inscrição para voluntários que queiram trabalhar em Teresina e no interior do Piauí. São 130 vagas para o setor administrativo que serão distribuídos em 28 cidades. O efetivo da Polícia Militar no estado tem pouco mais de seis mil homens, sendo que 900 deles estão nos Batalhões de Guarda, desempenhando funções apenas administrativas. Segundo o assessor de patrimônio, major Alex Fabiano, a intenção é substituir esses agentes no setor administrativo para deslocá-los para o policiamento ostensivo.
“A PM está tirando o policial formado para fazer o policiamento ostensivo para colocar esses jovens. Enquanto isso, podemos mandar esses agentes de volta para as ruas”, declarou.
Cerca de 150 jovens já fazem parte do serviço auxiliar voluntário da PM. O contrato tem duração de um ano, podendo ser prorrogado por mais um. Durante esse período, o jovem recebe uma bolsa mensal no valor de um salário mínimo.
Os requisitos para participar da seleção é estar na faixa etária entre 18 e 23 anos, que esteja fora do mercado de trabalho e não seja beneficiário de nenhum programa assistencial. O processo seletivo cobra inda que o candidato esteja em dia com o sistema eleitoral e para os homens a carteira de reservista do exercito também é exigida.
O adjunto da Diretoria de Ensino Reginaldo Canuto explica como será a seleção. “O processo tem três etapas. É uma prova objetiva, incluindo conhecimentos de informativa. Um teste de aptidão física e um exame de saúde para comprovar se o candidato está em plenas condições físicas”, disse.
Com informações do G1