Programa Palavra de Criança estimula conhecimento na Nova Potycabana

O Programa é desenvolvido no Piauí pela Seduc e busca alfabetizar crianças até os oito anos de idade.

Incentivo à criatividade, aprendizado e muita diversão. Isso foi visto no Clubinho de Leitura do Parque Nova Potycabana, que proporcionou durante todos os fins de semana do mês de julho, um espaço de lazer e conhecimento às crianças que visitaram o parque.

Pedro Batista é professor e, no último fim de semana, levou sua filha Ana Maria, de 4 anos, para conhecer as atividades oferecidas no local. Ele conta que a filha ficou encantada com a quantidade de atrações disponíveis.

“É a primeira vez que trago ela aqui e ela gostou muito. Essa é uma boa iniciativa, pois tudo que incentiva a cultura e a criatividade é sempre muito válido”, afirma Pedro.

No Clubinho de Leitura, os pequenos podiam desfrutar dos jogos de alfabeto, oficina de desenho e pintura, lerem livros voltados para cada faixa etária e ainda ouvir histórias contadas por instrutores da Associação dos Cegos do Piauí, que faziam a leitura de livros em braille.

De acordo com Paulo Afonso, a pequena Maria Clara, de 10 anos, fez o pai trazê-la pela terceira vez ao espaço. Ele diz que a filha passava a semana inteira pedindo para voltar e parabenizou o Governo do Estado pela iniciativa da criação do ambiente de leitura.

“Excelente. Não há como a criança não gostar disso aqui. Eu tive que trazer ela aqui, pois toda hora ela olhava para mim e dizia: “Papai, me leva pra Potycabana”. Realmente foi uma ótima ideia proporcionar essas atividades para a criançada”, destacou Paulo.

Todo esse trabalho voltado ao público infantil foi realizado através do programa Palavra de Criança que é desenvolvido no Piauí pela Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc). O programa atua junto ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), que busca alfabetizar crianças até os oito anos de idade. Durante todos os dias de atividades, uma equipe técnica da Seduc esteve no parque para receber e orientar as famílias no desenvolvimento dos trabalhos.

“Foi um trabalho muito bom e bastante proveitoso. Nos dedicamos o mês inteiro a levar um pouco de descontração e conhecimento às crianças que passaram por aqui e isso é muito gratificante. Nós vimos aqui a expensão de ideias através de desenhos e pinturas e o olhinho de cada um brilhando a cada atividade realizada foi a maior recompensa” comemora Jane Cornelio, coordenadora de Alfabetização e Correção de Fluxo Escolar da Seduc.

Na noite do último domingo (21), o governador Wilson Martins visitou o Clubinho de Leitura e conferiu todos os trabalhos realizados pela criançada. Ele ficou surpreso com a qualidade do que foi apresentado.

“É motivo de muito orgulho podermos ver cenas como essa. Crianças que estão de férias escolares vindo para cá e matando a saudade da escola e desenvolvendo atividades tão bonitas. É cada desenho e pintura mais lindo que o outro. Todos estão de parabéns”, disse o governador.

Com o final da Colônia de Férias da Nova Potycabana, o Clubinho de Leitura encerrou suas atividades, deixando um sentimento de dever cumprido. Para Danyelle Oliveira, mãe da Roberta Iasmin, 5 anos, uma palavra define o espaço infantil. “Saudades. Minha filha adorou e sempre que trabalhos como esse forem realizados eu voltarei a trazê-la. Foram férias diferentes para a minha filha e ela curtiu muito”, concluiu.

 Com informações do Governo do Estado do Piauí

 

Tags:

 
 

Sobre o Autor

Mais notícias de

 

 

 

Adicionar um comentário

required

required

optional