Ação faz parte da campanha de prevenção à doença realizada no estado. Em 2013 já foram notificados 121 casos de hepatites no Piauí.
O dia de alerta contra a Hepatite foi comemorado nesse domingo (28), mas durante toda esta semana a Fundação Municipal de Saúde realiza uma grande campanha de prevenção com o objetivo de orientar, aconselhar o público alvo na prevenção das doenças e detecção de possíveis casos. Em 2013 já foram notificados 121 casos da doença no Piauí.
Segundo a infectologista da FMS, Vivianny Vasconcelos, na maioria das vezes as pessoas não sentem sintomas e por isto é importante fazer exames. Eles são oferecidos gratuitamente nos postos de saúde da capital e no Hemopi.
“Pessoas que realizaram transfusão de sangue, passaram por cirurgia até 1993, tenham tatuagem, piercing, vão à manicure, fizeram relação sexual sem preservativo são os principais grupos alvos”, revela.
Este ano a campanha tem homens que trabalham em cooperativas como público alvo. Testes para HIV, Sífilis e Hepatites B e C serão oferecidos no turno da manhã na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Piauí, localizada na Rua Benjamin Constat, Centro de Teresina.
Todo o procedimento é rápido e sigiloso, seguindo as normas do Ministério da Saúde.
Com informações do G1